Série A

Corinthians supera o Flamengo com lambança de Rodinei

Lateral marca contra em jogo equilibrado na Arena Neo Química

Rodinei foi cortar cruzamento e acabou mandando contra o próprio gol
Rodinei foi cortar cruzamento e acabou mandando contra o próprio gol |  Foto: Reprodução
 

Em jogo truncado na Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo (10). Uma trapalhada protagonizada pelo lateral-direito Rodinei, que marcou um gol contra, decidiu a favor dos paulistas no confronto da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com uma equipe muito mexida, poupando as principais peças para a decisão contra o Atlético-MG na próxima quarta-feira (13), o Rubro-Negro começou a partida na defensiva. O Corinthians, mesmo com alguns desfalques importantes, tentou iniciar o duelo já pressionando na frente.

Os primeiros 20 minutos foram de um jogo truncado, com poucas chances claras de gol. O Timão cruzava muitas bolas na área, mas sem sucesso; já o Fla tentava organizar contra-ataques, mas pecava nas tomadas de decisão no campo ofensivo.

O zagueiro Rodrigo Caio, que conviveu com lesões graves nos últimos meses, preocupou o departamento médico ao pedir substituição logo aos 22 minutos, após dividida com Du Queiroz. Gustavo Henrique entrou em seu lugar.

A pressão corintiana aumentava com o passar do tempo. Embora o goleiro Santos não tenha feito nenhuma grande intervenção, as bolas cruzadas na área passaram a levar mais perigo à zaga rubro-negra. 

A primeira oportunidade clara, no entanto, foi do Flamengo. Aos 31, Vitinho recebeu na ponta esquerda, ajeitou para o meio e soltou a bomba de pé direito. O goleiro Cássio triscou na bola, que ainda explodiu no pé da trave. 

Aos 33, houve um princípio de confusão. O atacante Adson caiu dentro da área após desarme e pediu o pênalti. O técnico português Vitor Pereira foi expulso após se exceder na reclamações. Em troca de empurrões dentro de campo, Roger Guedes recebeu o amarelo.

Com os jogadores pilhados, a tensão no gramado aumentou e a partid ganhou em velocidade. O Corinthians seguia com mais posse de bola, mas sem conseguir criar oportunidades pelo chão - chegava apenas em cruzamentos na área.

Aos 45, mais uma chegada perigosa dos visitantes. Gabigol recebeu passe na entrada da área e buscou a finalização, mas acabou bloqueado pela defesa. Na sobra, João Gomes emendou uma bicicleta, mas acabou mandando sem perigo pela linha de fundo.

A melhor chance do Corinthians aconteceu logo na sequência, já aos 47. Roger Guedes fez boa jogada individual e virou o jogo para a ponta direita. Rafael Ramos ajeitou para Adson, que driblou para dentro e bateu colocado, mandando por cima do travessão.

O primeiro tempo, embora muito movimentado e nervoso, chegou ao fim sem muitas emoções nas duas balizas. Com exceção à grande defesa de Cássio em finalização de Vitinho, os goleiros pouco trabalharam.

Segundo tempo


O Corinthians voltou para a etapa complementar com duas mudanças. Roni e Gustavo Mosquito substituíram Cantillo e Lucas Piton. As alterações promoveram uma mudança tática para tentar deixar o time mais ofensivo. 

O jogo seguia truncado, com o Timão insistindo nos cruzamentos. Aos 6 minutos, o gol saiu de forma inusitada. Depois de três cruzamentos seguidos, Gustavo Mosquito cruzou no segundo pau e o lateral Rodinei, sozinho na área, mandou para trás e acabou marcando contra.

Atrás no placar, o Flamengo precisou se lançar ao ataque. Aos 9 minutos, Gabigol recebeu na área e finalizou para grande defesa de Cássio. Na sobra, a bola chegou até Victor Hugo na meia-lua. O jovem chutou rasteiro para mais uma boa intervenção do goleiro.

Sem conseguir pressionar, Dorival também mandou o time para frente. Matheus França, Thiago Maia e Vitinho deixaram o gramado para as entradas de Everton Ribeiro, Marinho e Pedro. As mudanças aconteceram aos 15 minutos do segundo tempo.

Com novas alterações, pouco após o gol, o Timão voltou à linha de cinco na defesa, jogando de forma mais conservadora para segurar a vantagem. Consequentemente, recuou as linhas e deu mais espaço para o Flamengo trabalhar na frente.

O Rubro-Negro passou a ter mais posse de bola, mas não conseguia desafogar. Aos 21, em erro na saída de bola, os visitantes entregaram na frente da área. Gustavo Mosquito rolou para Bruno Melo na esquerda, que soltou a bomba e fez Santos espalmar para escanteio.

Aos 23 minutos, Roger Guedes recebeu bom passe na meia-lua. Ele armou o chute de canhota e foi travado com falta por Everton Ribeiro na hora da finalização. Na cobrança da falta, o próprio camisa 9 mandou por cima do gol, perdendo boa chance de ampliar.

O Flamengo respondeu aos 25. Em boa trama no meio-campo, os cariocas rondaram a área até encontrar Marinho, na frente da área. O atacante girou bem e bateu de canhota, com efeito, mas botou muita força e mandou pela linha de fundo.

Aos 30, Gustavo Mosquito, que entrou muito bem na partida, disparou em contra-ataque e acabou derrubado por João Gomes perto da área. O volante foi punido com o amarelo. Na cobrança, Roger Guedes mandou novamente por cima do travessão.

O jogo ficou arrastado até os acréscimos - que trouxeram dois grandes lances que poderiam ter mudado a história do jogo. Aos 45, Roger Guedes fez linda jogada individual e chutou para fora; na sequência, aos 46, Pedro recebeu na área, girou e, com Gabigol livre, tentou chutar - mandando pela linha de fundo.

A vitória magra levou o Corinthians aos 29 pontos, ultrapassando o Fluminense e assumindo a vice-liderança com a mesma pontuação do líder Palmeiras. Já o Flamengo estacionou nos 21, em oitavo lugar.  

< Eduardo Bolsonaro faz 38 anos com bolo de '3 oitão'. Veja foto Bombeiros acham corpo de mais um jovem na Praia da Barra <