Esportes

Duelo de gigantes: Ítalo Ferreira elimina Kelly Slater e vai às quartas

Imagem ilustrativa da imagem Duelo de gigantes: Ítalo Ferreira elimina Kelly Slater e vai às quartas
|  Foto: Foto: Reprodução/Twitter
Ítalo derrotou o lendário Kelly Slater. Foto: Reprodução/Twitter

A sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe vai chegando aos seus momentos decisivos. Na tarde desta quinta-feira (12), um duelo de titãs marcou a disputa das oitavas de final: o brasileiro medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio venceu o americano onze vezes campeão mundial Kelly Slater e avançou à fase seguinte.

O potiguar soube domar o mar agitado da Barra de la Cruz, no México, e se sobressaiu no duelo. Logo na primeira onda, Ítalo encaixou um 7.00 e abriu uma vantagem a ser administrada. Kelly tentou aplicar manobras mais complicadas e acabou caindo. Na reta final, precisando tirar a diferença, encontrou duas ondas regulares - mas não foram o suficiente. Na pontuação final, Ferreira ficou com 14.50 (7.50 + 7.00) contra 12.57 (6.50 + 6.07) do experiente adversário.

Outros brasileiros também avançaram às quartas de final. Gabriel Medina venceu o australiano Ethan Ewing por um placar apertadíssimo de 13.60 a 13.20. Ele estava atrás no placar, mas conseguiu encaixar um ótimo 7.43 nos minutos finais e virou o duelo. No clássico nacional, Mateus Herdy superou Jadson André por 10.67 a 9.84. Já Deivid Silva, que eliminou Filipe Toledo, o Mineirinho, na fase anterior, agora atropelou o americano Kolohe Andino por 13.44 a 9.67.

Por outro lado, Yago Dora acabou eliminado pelo português Frederico Morais por 15.43 a 12.26.

Feminino

Se o Brasil avançou com vários nomes até às quartas de final na disputa masculina, o cenário é um pouco mais complicado entre as mulheres. Tatiana Weston-Webb será a única representante verde e amarela nas quartas de final. Ela aplicou 15.57 contra 3.43 da norte-americana Sage Erickson. A nota baixíssima deve-se à penalidade aplicada por tentar furar a prioridade de Tati em uma de suas pontuações.

A outra brasileira na disputa era Silvana Lima, que acabou derrotada pela havaiana Carissa Moore, líder do ranking, ouro na Olimpíada de Tóquio, e quatro vezes campeã mundial. Ainda assim, a cearense vendeu caro o resultado, sendo superada por 16.37 a 15.33.

Quartas de final

Estes são os duelos das quartas de final:

Gabriel Medina (BRA) x Deivid Silva (BRA)
Leonardo Fioravanti (ITA) x Conner Coffin (EUA)
Jack Robinson (AUS) x Frederico Morais (POR)
Italo Ferreira (BRA) x Mateus Herdy (BRA)

Johanne Defay (FRA) x Malia Manuel (HAV)
Sally Fitzgibbons (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
Carissa Moore (HAV) x Isabella Nichols (AUS)
Tatiana Weston-Webb (BRA) x Stephanie Gilmore (AUS)

< Expectativa de mais policiamento nas ruas de Niterói MPRJ sugere gabinete de segurança para São Gonçalo <