Polícia

Expectativa de mais policiamento nas ruas de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Expectativa de mais policiamento nas ruas de Niterói
|  Foto: Comandante do Batalhão de Niterói, Tenente-coronel Roberto Dantas. Foto: Lucas Benevides
Comandante do Batalhão de Niterói, Tenente-coronel Roberto Dantas. Foto: Lucas Benevides

Com o encerramento do contrato firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói, em julho deste ano, uma tensão tomou conta da população do município, que temeu pela redução no número de policiais militares na cidade. Entretanto, durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS), realizada, na manhã desta quinta-feira (12), o avanço na negociação de renovação por mais dois anos do programa Niterói Presente e a possibilidade do município ser contemplado pelo programa Bairro Seguro foram anunciadas por autoridades de segurança pública e representantes do Executivo.

Durante a reunião, o novo comandante do Batalhão de Niterói (12°BPM), Tenente-coronel Roberto Dantas, apresentou números referentes ao mês de julho e relatou resultados operacionais durante o mês de agosto. Além disso, afirmou que existe a possibilidade do programa Bairro Seguro - que visa o aumento no policiamento com o objetivo de reduzir furtos e roubos em conjunto com o batalhão da área - ser levado para o município de Niterói nos próximos meses.

“Uma nova turma de policiais será formada nos próximos dias e o Batalhão de Niterói receberá uma maior quantidade de agentes, que serão destinados a cobrirem possíveis demandas da sociedade niteroiense. O Bairro Seguro é um programa criado pelo Governo do Estado que tem dado resultado em várias áreas, como Maricá, e já existe esse planejamento da Secretaria de Polícia Militar de inseri-lo em Niterói”, disse o comandante da unidade.

Já em relação ao programa Niterói Presente, o subsecretário de Gabinete de Gestão Integrada do Município, Maurício Moraes, afirma que a expectativa é que o contrato firmado em conjunto pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói seja assinado ainda durante o mês de agosto com validade de dois anos. No fim do mês de julho, foi realizada uma reunião entre os representantes do Executivo municipal e do Governo do Estado para alinhar os termos do novo documento.

A parceria estuda a possibilidade de implantação de bases fixas de apoio às equipes, começando pela Região Oceânica, com o objetivo de pronta resposta a demandas do município.

Atualmente o Niterói Presente atua nos bairros de Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Charitas, Centro, Fonseca, Barreto, Santa Rosa, além da Região Oceânica. Com a atuação em turnos diferenciados em polígonos traçados estrategicamente, o programa permite que a Polícia Militar possa atuar em outras áreas e em ações de maior potencial ofensivo de combate à criminalidade.

Números

Durante a solenidade, o comandante da unidade apresentou os números referentes ao mês de julho, que teve 134 roubos de rua, 38 roubos de veículos e cinco roubos de cargas em Niterói.

Já em relação aos primeiros 10 dias de agosto, o comando do batalhão informou que foram realizadas 18 prisões e sete jovens foram apreendidos no município. Além disso, mais de 10 armamentos e grande quantidade de drogas foram retirados das ruas pelos militares.

< Campeonato Inglês começa nesta sexta e promete disputa intensa pelo título Duelo de gigantes: Ítalo Ferreira elimina Kelly Slater e vai às quartas <