Licitação
Dupla Fla-Flu assina concessão do Maracanã por 20 anos; saiba mais
Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (27)
Flamengo e Fluminense assinaram, nesta sexta-feira (27), o contrato de concessão do Maracanã junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, por mais 20 anos. A cerimônia contou com a presença do Governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, e dos presidentes do Rubro-Negro, Rodolfo Landim, e do Tricolor das Laranjeiras, Mario Bittencourt.
"É um dia de grande alegria. Eu acho que é o coroamento de um esforço que vem sendo feito há cinco anos. Eu me lembro que quando assumimos a presidência do Flamengo, a gente foi ao Governo do Estado porque a gente precisava aqui do Maracanã. O Maracanã tinha uma série de problema naquela época, até mesmo de manutenção. E esse é o Maracanã, o estádio símbolo do futebol do mundo inteiro", comemorou Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.
Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, também comentou sobre o novo acordo. "Esse é um dia muito importante para o Fluminense e, com certeza, para o Flamengo. Venho dizer que nós estamos muito felizes de poder ter o Maracanã pelos próximos 20 anos, ao lado do nosso clube coirmão, ao lado de um clube que é nosso adversário no campo, mas que nos últimos cinco anos se tornou um grande parceiro fora dele. A gente tem uma relação muito boa, muito bacana e de muito respeito e amizade e conseguimos com sucesso de ganhar essa concessão. Nós respeitamos todos os processos, sejam eles jurídicos ou administrativos, e ficamos muito felizes", comentou Mário.
O grupo venceu o processo de licitação com a melhor proposta técnico-financeira e ofereceu uma outorga anual no valor de R$ 20.060.874,12. Com este novo acordo, o Maracanã e Maracanãzinho passam a ser geridos por uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE), a empresa Fla-Flu Serviços S.A.
"Essa é uma concessão histórica que a nossa gestão deixa como legado para os próximos 20 anos. Todo o processo foi realizado com total responsabilidade e transparência e vai garantir mais investimentos e obras no estádio, que é o templo do esporte. Este não é um legado somente para a população fluminense, mas sim para o Esporte, Lazer e Cultura, diante de tudo que o Maracanã representa no Brasil e no Mundo. É um orgulho imenso assinar esta concessão e poder garantir mais essa conquista para a nossa população", declarou Cláudio Castro.
A concorrência foi preparada com base no critério técnica e preço. A secretaria será responsável pela fiscalização da execução dos serviços previstos. O edital prevê que, até o fim da concessão, o vencedor faça investimentos de cerca de R$ 186 milhões.
Para o Maracanã, estão previstas obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol, entre outras intervenções. Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, além da implementação de novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!