Esportes
Em último teste antes da Olimpíada, Seleção vence Sérvia por 3 a 0
A Seleção Olímpica do Brasil se recuperou do vexame diante de Cabo Verde, quando perdeu por 2 a 1, de virada, no último sábado (5), e venceu a Sérvia, nesta terça-feira (8), no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado, por 3 a 0, no último amistoso antes da disputa da Olimpíada de Tóquio. Os gols foram marcados por Guilherme Arana, do Atlético-MG, e Pedro (2), do Flamengo.
Dominando as ações desde o apito inicial, a equipe comandada por André Jardine rodava a bola com intensidade em busca de espaços na defesa sérvia. Depois de dois lances perigosos com o atacante Pedro, aos 11 e aos 21, o Brasil chegou ao primeiro gol aos 33. Em cruzamento de Gabriel Menino pela direita, Guilherme Arana acertou um lindo sem-pulo cruzado na gaveta, sem chances para Gordic.
Mesmo com o gol, a Amarelinha seguiu pressionando. A intenção era tirar a péssima impressão deixada pela derrota no primeiro amistoso. Aos 39, Gabriel Menino cruzou na área, Malcom evitou a saída e Pedro se atirou na bola para finalizar; a bola explodiu no travessão e quicou sobre a linha. Houve polêmica e muita discussão se a bola entrou ou não, mas, como não havia VAR para checar, o juiz mandou o jogo seguir.
O Brasil insistia no jogo aéreo, explorando bastante a ofensividade dos bons laterais. Aos 43, em tabela com Menino, Malcom cruzou e Gabriel Magalhães cabeceou forte no canto. O goleiro Gordic voou para espalmar, cedendo escanteio para os brasileiros.
A blitz brasileira foi interrompida apenas pelo apito do árbitro, encerrando a primeira etapa, para alívio dos sérvios, que pouco tocaram na bola na primeira etapa.
Segundo tempo
O jogo voltou com um susto. Logo aos 3 minutos, a Sérvia chegou com perigo pela primeira vez. Milosavljevic recebeu na lateral e cruzou no meio da área e Ilic buscou a finalização, dividindo com Gabriel Magalhães. A bola saiu mascada direto para a linha de fundo, raspando na trave do goleiro Brenno.
A resposta veio aos 9. Malcom disparou pela direita, roubou a bola e lançou para Pedro. Ele fez bem o pivô e ajeitou para Gabriel Martinelli, que dominou e chutou cruzado. A bola cruzou toda a área e ia parar dentro do gol, mas a zaga fez o corte providencial.
Após algumas investidas sem tanto perigo, o técnico André Jardine optou por usar os últimos 25 minutos para fazer testes. Matheus Henrique entrou no lugar de Gerson, enquanto Liziero substituiu Bruno Guimarães.
Aos 30, a marca do artilheiro. Pedro, sempre ele, recebeu linda enfiada de bola de Malcom, invadiu a área e chutou duas vezes para vencer o goleiro Gordic. No minuto seguinte, o camisa 9 recebeu cruzamento rasteiro de Guilherme Arana e fez lindo desvio de calcanhar, vendo a bola beliscar o pé da trave antes de encontrar as redes. Na comemoração, a sua famosa reverência - para abrir o caminho olímpico para o Brasil.
Apesar do tropeço inicial contra a equipe principal de Cabo Verde, a geração brasileira é bastante promissora e reúne alguns dos principais talentos do futebol sul-americano - e até mundial. Posições carentes, como centroavante e laterais, começam a ser preenchidas visando a Seleção principal. Após tirar o peso da falta de medalha de ouro em 2016, o Brasil chega à Olimpíada figurando entre os favoritos.
Olimpíada de Tóquio
A Seleção Brasileira está no Grupo D dos Jogos Olímpicos, junto de Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. A estreia será no dia 22 de julho, começando com uma pedreira. No Estádio Yokohama, às 5h30, os brasileiros encaram os alemães.
Na sequência, a Amarelinha enfrenta a Costa do Marfim, no dia 25, novamente às 5h30, também no Estádio Yokohama. Já no dia 28, no Estádio Saitama, às 5h, o Brasil fecha a fase de grupos contra a Arábia Saudita. As duas melhores equipes se classificam para as quartas de final - enfrentando alguém do grupo C, que conta com Egito, Espanha, Argentina e Austrália.
A convocação oficial de André Jardine está confirmada para o próximo dia 17 e contará com apenas 18 nomes. A Confederação Brasileira de Futebol confirmou que fará uso dos três nomes acima de 24 anos liberados pela FIFA. O goleiro Weverton, do Palmeiras, e o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, estão entre os mais cotados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!