Mercado

Exame mudou acordo entre Flamengo e Fenerbahçe por Gustavo Henrique

Zagueiro apresentou alterações em avaliação médica do novo clube

Gustavo Henrique quase teve transferência ao Fenerbahçe cancelada
Gustavo Henrique quase teve transferência ao Fenerbahçe cancelada |  Foto: Gilvan de Souza/CRF
 

A transferência de Gustavo Henrique do Flamengo para o Fenerbahçe, da Turquia, quase não aconteceu. A venda do zagueiro estava sacramentada, mas um exame médico antes da assinatura do contrato deixou os dirigentes europeus preocupados - a ponto de quase desistirem do negócio.

O procedimento de rotina apresentou alterações no joelho esquerdo do defensor. Os turcos procuraram a diretoria rubro-negra no intuito de cancelar a compra, mas o Rubro-Negro conseguiu contornar o problema na base do diálogo. No entanto, o acordo acabou tomando outro rumo.

Antes vendido em definitivo, Gustavo Henrique passou a ser apenas emprestado. O vínculo tem duração até o fim de junho de 2023. As equipes estabeleceram uma meta de jogos disputados pelo atleta de 29 anos para acionar um gatilho de compra obrigatória ao fim do contrato inicial.

Ainda assim, o Flamengo lucrou com a negociação. Pelo empréstimo, o clube recebeu 1,4 milhão de euros (R$ 7,4 milhões). Em caso de venda ao fim do período inicial, o Fenerbahçe pagará novamente o mesmo valor para tê-lo em definitivo. 

O joelho é o mesmo operado ainda nos tempos de Santos. No clube da Vila Belmiro, o zagueiro passou uma cirurgia no ligamento cruzado, que o deixou fora de combate por quase um ano - entre setembro de 2016 e agosto de 2017. No Fla, ele se queixou de dores no início desta temporada e virou desfalque por duas semanas.

< Oito feridos por onda gigante em praia de Niterói 'Errei o Pix, e agora?': saiba o que pode ser feito <