Acabou

Fifa anula jogo adiado entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias

Decisão abre lacuna no calendário da Seleção para setembro

Partida entre Brasil e Argentina em 2021 foi interrompida por agentes da Anvisa e da PF
Partida entre Brasil e Argentina em 2021 foi interrompida por agentes da Anvisa e da PF |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

A Fifa anunciou nesta terça-feira (16) a anulação definitiva do confronto interrompido entre Brasil e Argentina, válido pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. O duelo, realizado em setembro de 2021, foi interrompido por agentes da Anvisa e precisou ser remarcado.

Inicialmente, o duelo aconteceria no próximo mês de setembro, sem data confirmada, após diversos adiamentos. Ambas as confederações entraram com recurso Corte Arbitral do Esporte requisitando os pontos, mas aceitaram desistir das ações durante as negociações pelo cancelamento da partida.

Além disso, a Fifa distribuiu punições pelos acontecimentos da época. A Confederação Brasileira de Futebol foi punida em R$ 1,6 milhão de multa. Já a Associação do Futebol Argentino precisará pagar R$ 800 mil, metade do valor. Parte dos valores podem ser convertida em doações à Organização Mundial da Saúde na luta contra a Covid-19.

Assim, a CBF ganha uma data para programar novo amistoso. No próximo mês, o Brasil já enfrentará Tunísia e Argélia, na Europa. As datas previstas são 22 e 27 de setembro. A tendência é que mais um adversário seja escolhido para completar a agenda desta última Data Fifa antes do Mundial do Catar.

Pedido atendido

A própria comissão técnica da Seleção Brasileira já havia solicitado, na última semana, a anulação da partida à direção da CBF.

"Diante da posição da comissão técnica, vamos procurar neste momento a Fifa para que a partida não seja realizada. Não vou medir esforços para atender a comissão técnica. A nossa prioridade é conquistar o hexacampeonato no Catar. Se a partida não é recomendada pelo comando da Seleção, vamos investir para que a partida não ocorra" disse em nota oficial o presidente Ednaldo Rodrigues.

Logo depois, a CBF aceitou o acordo proposto por Fifa e AFA pelo cancelamento do confronto. Com as duas equipes já classificadas à Copa, o resultado não alteraria sequer a classificação das Eliminatórias - já que o Brasil terminou em 1º, com 45 pontos, e a Argentina em 2º, com 39.

Entenda o caso

No dia 5 de setembro de 2021, o aguardado duelo entre Brasil e Argentina, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, durou apenas seis minutos. Agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também da Polícia Federal invadiram o campo e interromperam o duelo.

A interrupção do confronto na Neo Quimica Arena, em São Paulo, se deu por conta de quatro jogadores argentinos que entraram irregularmente em solo brasileiro segundo as normas de segurança sanitária da pandemia de Covid-19.

Nos últimos meses, devido à situação já resolvida na classificação à Copa do Catar, as duas comissões técnicas já dialogavam pelo cancelamento do jogo. O consenso é de que não haveria ganhos com a realização da partida - que poderia acarretar até mesmo em suspensões ou lesões para a fase de grupos da Copa do Mundo.

< Patrícia Poeta é criticada após mudança de expressão no Encontro Polícia apura se jovens sumidos estão envolvidos com o crime <