Copa

Final definida: França vence Marrocos e vai enfrentar a Argentina

Decisão será no próximo domingo (18)

Theo Hernández e Giroud comemoram o gol da França
Theo Hernández e Giroud comemoram o gol da França |  Foto: Divulgação/Fifa
  

A França venceu a seleção do Marrocos pelo placar de 2 a 0 nesta quarta-feira (14), no estádio Al Bayt e está classificada para a grande final da Copa do Mundo. Os franceses vão enfrentar a Argentina no próximo domingo (18), às 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail. Os gols da partida foram marcados por Theo Hernández e Kolo Muani.

Com um estádio lotado, principlamente por torcedores do Marrocos, a seleção parecia que estava jogando em casa. Porém, quem tomou as atitudes e partiu pra cima, foi a França, que abriu o placar logo com 4 minutos de partida.

Após troca de passes, os franceses acharam um espaço pelo lado direito de ataque, Griezmann partiu e tocou para Mbappé na área. O camisa 10 tentou duas vezes, até a bola sobrar para Theo Hernández, que sozinho, chutou meio de voleio na saída do goleiro e abriu o placar.

Com a desvantagem, o time marroquino teria que buscar o ataque para tentar uma classificação. Com 9 minutos, eles conseguiram chegar com perigo, quando Mazraoui avançou pelo meio e chutou forte de fora da área, obrigando Lloris a fazer uma grande defesa.

Em um início de jogo pra lá de movimentado, França teve a chance de ampliar o placar com o artilheiro Giroud. Após lançamento da zaga para o ataque, o zagueiro marroquino perdeu o tempo de bola e deixou ela passar, sobrando para o camisa 9, que entrou na área e chutou forte. A bola explodiu na trave e saiu pela linha de fundo.

Com menos de 20 minutos, o técnico de Marrocos fez uma substituição que chamou a atenção, pois a princípio, não houve nenhuma lesão, e sim uma mudança tática. Na alteração, saiu o zagueiro Saïss e entrou o meia Amallah, deixando o time mais ofensivo.

O jogo ficou aberto, com muita velocidade e as duas equipes buscando o gol. Com a zaga mais exposta, a França conseguia chegar com mais agressividade no gol. Com 35 minutos, Tchouaméni recuperou a bola no campo de defesa, avançou e deu lindo passe para Mbappé, que tocou na saída do goleiro Bono e o zagueiro El Yamiq tirou praticamente em cima da linha. A bola voltou para Tchouaméni, que de primeira, achou Giroud na área. O atacante finalizou de primeira e a bola passa muito perto da trave.

Logo depois, em uma cobrança de escanteio cobrado por Grizemann, o zagueiro Varane se antecipou a marcação e tocou com o pé direito. A bola tocou na rede pelo lado de fora e assustou os marroquinos.

No último lance do primeiro tempo, quase um gol histórico de Marrocos. Em um escanteio cobrado pelo lado direito, a bola foi levantada para a área e a zaga da França afastou parcialmente. A bola sobrou para El Yamiq que tentou de bicicleta e Lloris fez uma defesa impressionante, evitando o que seria o gol de empate.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, a França explorava a velocidade, principalmente pelo lado esquerdo de ataque com Mbappé. O camisa 10 partiu em velocidade e cruzou para a área, mas o cruzamento saiu forte. Mesmo assim, a sobra ainda foi da seleção francesa. Koundé pegou a bola e chutou da intermediária, mas a finalização foi bloqueada pela zaga marroquina.

A resposta de Marrocos veio logo em seguida. Ziyech recebeu na ponta direita e tocou na linha de fundo para Boufal. Ele cruzou para En-Nesyri, que furou e a bola sobrou para Attiat-Allah, mas a chute não saiu legal. 

Com o passar do tempo, Marrocos tentava ficar mais com a bola para buscar um resultado histórico, enquanto a França começava a se fechar para tentar garantir o placar, explorando os contra-ataques e os espaços deixados pela zaga marroquina.

O jogo ficou mais pegado e com muitas faltas, principalemte pelo time africano. Em uma das cobranças de falta, Griezmann levantou, Thuram cabeceou e a bola saiu pelo lado esquerdo do goleiro Bono.

Com 28 minutos, Marrocos teve a chance do jogo. Hamdallah roubou a bola no campo de ataque, partiu em velocidade, invadiu a área, tentou driblar o marcador e foi desarmado, desperdiçando a chance de marcar o gol. Em uma semifinal de Copa, não pode perder uma chance como essa.

O castigo veio logo depois. Na casa dos 32 minutos, Tchouaméni recuperou a bola no meio de campo e tocou para Fofana, que avançou e tocou para Mbappé. O craque francês limpou dois marcadores, chutou, a bola desviou e sobrou para Kolo Muani na segunda trave, que só teve o trabalho de empurrar para o gol e praticamente 'matar' a partida.

Mesmo com a derrota, a seleção do Marrocos fez história nessa Copa do Mundo. Com uma campanha histórica - sendo a primeira seleção africana chegar numa semifinal de Mundial - e com a melhor zaga até então, os marroquinos conseguiram escrever mais um capítulo memorável do torneio. O esforço foi reconhecido pelos torcedores presentes no estádio, que fizeram uma linda festa e não pararam de cantar e incentivar durante todo o jogo.

Com a vitória, a França está classificada para a grande final da Copa do Mundo do Catar e vai enfrentar a Argentina no próximo domingo (18), às 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail. Os franceses chegam a sua segunda final seguida de Mundial - disputou em 2018 contra a Croácia - e tentará conquistar o terceiro título. 

< Ladrões que tentaram roubar caminhão na Ilha seriam da Nova Holanda Tatuagem de Richarlison vira meme nas redes sociais; confira <