Apoio

Fla usará camisa em homenagem a Vini Jr em partida contra Cruzeiro

O jogador do Real Madrid sofreu ofensas racistas na Espanha

A camisa será usada na partida deste fim de semana
A camisa será usada na partida deste fim de semana |  Foto: Reprodução
 

O Flamengo fará uma homenagem ao jogador Vinícius Júnior, vítima de racismo na última semana no Campeonato Espanhol, durante a partida contra o Cruzeiro, que ocorre neste sábado (27), às 18h30, no estádio do Maracanã, pelo Brasileirão. Os jogadores do clube da Gávea irão usar um uniforme com a frase "Todos com Vini Jr".

A frase estará estampada em uma parte central da camisa dos jogadores, no lugar de um patrocinador do time, que cedeu o espaço. Além disso, no uniforme haverá um patch, feito pelo Mercado Livre, com o dizer 'antirracista', mostrando apoio à luta. 

O patch do Mercado Livre será enviado gratuitamente para 100 mil usuários que fizerem compras no site nos últimos dias, já o uniforme alterado do Flamengo não será vendido. 

Além das alterações nos uniforme, ainda haverá um mosaico manifestando apoio ao jogador do Real Madrid durante o jogo. 

A partida

O Flamengo recebe o Cruzeiro na noite deste sábado (27), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que colocará frente à frente o quinto e o sexto colocados na tabela de classificação, está marcada para às 18h30 (de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio. O jogo terá transmissão do canal por assinatura Premiere.

Este clássico do futebol nacional não acontece desde 2019, principalmente devido ao rebaixamento da Raposa para a Série B. Mas nos últimos cinco confrontos, só deu Rubro-Negro, que venceu duas no Rio e três fora de casa.

Com o elenco reformulado, o Cruzeiro vem surpreendendo positivamente nesta temporada e aparece na quinta posição na tabela com 12 pontos e 57% de aproveitamento. A equipe do técnico Pepa, entretanto, caiu de rendimento nas últimas rodadas e soma duas derrotas em três jogos. Na rodada passada, caiu em casa diante do Cuiabá.

O Flamengo tem campanha parecida e soma os mesmos 12 pontos e aproveitamento. A equipe de Jorge Sampaoli está um posto abaixo na classificação devido à diferença de um gol no saldo. Já o momento na competição é melhor para os cariocas, que vêm de uma sequência de três vitórias sobre Goiás, Bahia e Corinthians.

O Cruzeiro, porém, teve mais dias para se recuperar e treinar para o confronto, já que o Rubro-Negro atuou pela Libertadores no Chile, na última quarta-feira.

Sampaoli, por sinal, tem muitos problemas para escalar a equipe. Os meias Everton Ribeiro e Arrascaeta sofrem com problemas musculares e dificilmente estarão em campo. A dupla deve ser preservada para a decisão da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, contra o Fluminense. Os atacantes Bruno Henrique e Matheus França, por outro lado, devem ficar à disposição.

Do lado da Raposa, o técnico Pepa poderá contar com o meia-atacante Mateus Vital, ausente nas últimas três partidas, mas perdeu o volante Ramiro, que sofreu lesão no joelho. No ataque, a dúvida é entre manter Henrique Dourado ou retornar com Gilberto.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X CRUZEIRO-MG

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: Sábado, 27 de maio de 2023

Horário: 18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA-Fifa) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-VAR-Fifa)

FLAMENGO: Matheus Cunha (Santos), Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo (Matheus França); Gabigol e Pedro

Técnico: Jorge Sampaoli

CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Wallisson (Mateus Vital); Bruno Rodrigues, Wesley e Gilberto (Henrique Dourado)

Técnico: Pepa

Vinicíus Júnior 

Vinicius Junior tem sofrido ataques racistas durante toda a temporada no Campeonato Espanhol. O mais recente deles ocorreu no último domingo (21), na partida do Real Madrid contra o Valencia, como visitante. Na ocasião, a torcida dos donos da casa chamou o brasileiro de "macaco" em coro diversas vezes. O atacante da Seleção chegou a identificar um dos agressores e o duelo foi paralisado por alguns minutos.

No final da partida, Vini se desentendeu com o goleiro adversário e o tempo fechou. Durante a briga, o atacante Hugo Duro, do Valencia, o pegou pelo pescoço com um mata-leão. Ao tentar se desvencilhar, o jogador do Real Madrid acertou a mão em seu rosto. Depois de o árbitro consultar o VAR, o brasileiro foi expulso.

Após o jogo, porém, foi constatado que o vídeo apresentado ao juiz de campo foi cortado e omitiu a agressão que Vinicius Junior sofreu. O árbitro que estava no comando do VAR foi demitido pela La Liga. A expulsão do atacante foi suspensa.

Com Gazeta Esportiva 

< Jojo Todynho é confundida com integrante do Fat Family Homem é assassinado a tiros na Zona Oeste do Rio <