Voltou atrás
Flamengo consegue anulação da expulsão de Plata
Conmebol admitiu o erro nesta sexta-feira (19)

O Flamengo conseguiu, nesta sexta-feira (19), a anulação da expulsão do atacante Plata na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, disputado na noite de quinta-feira (18). Com isso, o jogador está liberado para atuar na partida de volta, na Argentina, na próxima semana.
A Conmebol admitiu erro na análise do lance e enviou um comunicado oficial ao Flamengo, informando que o cartão vermelho foi cancelado e que o atleta não está mais suspenso.
Por meio deste comunicado, informo que, de acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida oficial do seu clube na CONMEBOL Libertadores de 2025"
Mais cedo, a própria Conmebol havia divulgado um vídeo com os áudios do VAR relativos ao lance. Na publicação, a entidade reconheceu que o árbitro Andrés Rojas cometeu um equívoco ao expulsar o jogador.
"O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão", diz o narrador no vídeo.
O lance gerou a maior revolta entre os jogadores e a comissão técnica do Flamengo. Aos 36 minutos do segundo tempo, Plata sofreu uma falta do marcador do Estudiantes, mas o árbitro entendeu que o atacante simulou a jogada. Como já havia recebido um cartão amarelo, levou o segundo e acabou expulso.
Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir"
A expulsão foi determinante para o resultado da partida. Isso porque, até o cartão vermelho recebido por Plata, o Flamengo vencia por 2 a 0. Com um jogador a menos, a equipe passou a sofrer em campo e acabou levando um gol aos 45 minutos do segundo tempo.
Agora, com a anulação da punição, o atacante está liberado para disputar o duelo decisivo na Argentina, na próxima quinta-feira (25), pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!