Esportes

Flamengo discutiu participação na Superliga Europeia

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo discutiu participação na Superliga Europeia
|  Foto: Foto: Alexandre Vidal/CRF
Flamengo foi sondado para disputar Superliga. Foto: Alexandre Vidal/CRF

Principal assunto no mundo do futebol há dois dias, a Superliga Europeia chegou perto de ter a participação de um clube brasileiro. Representantes do torneio conversaram com o Flamengo sobre a possibilidade de convidar clubes sul-americanos - Boca Juniors e River Plate também foram sondados. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.

As conversas começaram durante o Mundial de Clubes de 2019. Membros da FIFA sondaram o Rubro-Negro sobre uma possível entrada do clube no 'novo Mundial' junto com outros clubes brasileiros. Em paralelo, dirigentes do Fla se encontraram com membros da Superliga. Houve interesse em democratizar a competição com equipes de outros continentes - o que envolveu as duas principais agremiações argentinas. Fla, River e Boca eram bem vistos como integrantes fixos do torneio.

No entanto, a pandemia do novo coronavírus acabou esfriando as negociações. As medidas restritivas contra a Covid-19 fizeram com que os organizadores desistissem da ideia e buscassem algo mais enxuto. Desta forma, a Superliga acabou limitada apenas aos times do Velho Continente.

O formato de disputa e o calendário também complicaram qualquer intenção de convidar brasileiros. Agendada para os meses de maio, junho e agosto e com jogos em meio de semana, seria inviável a participação pela incompatibilidade de datas.

Por outro lado, segue viva a intenção de convidar os sul-americanos para o 'Novo Mundial'. O projeto prevê a participação de 32 clubes, incluindo os da Superliga, e um calendário com jogos em três semanas do mês de janeiro - época de pré-temporada no Brasil.

Sabendo das conversas com Flamengo, River Plate e Boca Juniors, a Conmebol acionou a FIFA por medidas contra as novas competições. Em comitê realizado em janeiro, todas as confederações, incluindo a CBF, se posicionaram contra a Superliga.

No último domingo (18), a Superliga foi anunciada pelos 12 clubes mais ricos da Europa: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Milan, Juventus, Inter de Milão, Chelsea, Tottenham, Arsenal, Manchester United, Manchester City e Liverpool. Diante da forte rejeição do mundo da bola, o City já comunicou sua desistência do projeto.

< Formação de ciclone 'Potira' coloca estados do Rio e São Paulo em alerta Mais postos de vacinação contra a Covid-19 em Niterói <