Brasil & Mundo

Formação de ciclone 'Potira' coloca estados do Rio e São Paulo em alerta

Imagem ilustrativa da imagem Formação de ciclone 'Potira' coloca estados do Rio e São Paulo em alerta
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Formação de ciclone deve provocar rajadas de vento com formação de ressaca. Foto: Karina Cruz

A Marinha do Brasil emitiu alerta na tarde desta terça-feira (20) para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, durante a madrugada, entre os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. O ciclone foi classificado como tempestade subtropical 'Potira'.

De acordo com a nota divulgada pela Marinha, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tempestade terá ventos estimados de até 35 nós (65 km/h), apesar mas com deslocamento está previsto para a direção leste até esta quinta-feira (22).

Ventos fortes são esperados no estado do Rio e há previsão de mar agitado com alturas de ondas de até 3,5 metros, com possibilidade de ressaca até sexta-feira (23). Ainda de acordo com o instituto, há previsão de chuva no Rio até quinta-feira (22), com temperaturas que podem variar de 20º a 25º graus.

A expressão “Potira” significa “flor” em tupi-guarani, e a nomenclatura foi estabelecida conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítma para as Atividades de Meteoroçogia Marítima.

Tempestade terá vestos estimados de até 35 nós. Foto: Inmet

Niterói

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu, na tarde desta terça, um aviso de ventos fortes. A atuação de um sistema de baixa pressão no oceano manterá a entrada de ventos mais intensos no continente, e a previsão é de rajadas de vento moderado, ocasionalmente forte a qualquer momento, principalmente no litoral de Niterói.

A Defesa Civil alerta para que as pessoas não fiquem embaixo de árvores ou coberturas metálicas, e procurem um local seguro. Em casos de emergência, o cidadão pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou Defesa Civil pelo 199.

Nomes dos ciclones

Os nomes constam em uma lista com sugestão de nomes em Tupi-Guarani, na ordem alfabética, que podem ser adotados para nominar os Sistemas Tropicais e Subtropicais Significativos que venham a se desenvolver no Atlântico Sul, mais especificamente dentro da METAREA-V (Meteorologia Marinha), área marítima de responsabilidade do Brasil.

Confira:

1 - Arani (tempo furioso)
2 - Bapo (chocalho)
3 - Cari (homem branco)
4 - Deni (tribo indígena)
5 - Eçaí (olho pequeno)
6 - Guará (lobo do cerrado)
7 - Iba (ruim)
8 - Jaguar (lobo)
9 - Kurumí (menino)
10 - Mani (deusa indígena)
11 - Oquira (broto de folhagem)
12 - Potira (flor)
13 - Raoni (grande guerreiro)
14 - Ubá (canoa indígena)
15 - Yakecan (o som do céu)

< Morte de delegado Marcos Peralta alerta importância de vacinação em policiais Flamengo discutiu participação na Superliga Europeia <