É lei!
Flamengo é declarado patrimônio histórico e cultural do Rio
Decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (17)

Nesta quinta-feira (17), o governador Cláudio Castro sancionou a Lei nº 10.888 que declara o Clube de Regatas do Flamengo como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro. A decisão já foi publicada no Diário Oficial do município.
"O Flamengo é um grande clube, respeitado não só no Rio de Janeiro, mas dentro e fora do Brasil. É conhecido também não só pelo futebol, com sua torcida de 40 milhões de flamenguistas. É, acima de tudo, um clube responsável por lançar muitos destaques em diversas modalidades e por incentivar o esporte. Esse título é, portanto, o reconhecimento por tudo que o clube tem proporcionado à população. É um orgulho para o Rio de Janeiro sediar um clube como o Flamengo", delarou Castro.
Para citar alguns exemplos além futebol, o Flamengo é muito conhecido também por dar espaço para grandes ginastas: uma das maiores do mundo, Rebeca Andrade, é cria do clube. Oscar Schimidt, lenda do basquete brasileiro, também jogou no Flamengo.
A proposta foi assinada pelos vereadores Carlos Minc (PSB), Brazão (União), Tia Ju (REP), Val Ceasa (PRD), Flavio Serafini (PSol), Renata Souza (PSol), TH Joias (MDB), Zeidan (PT), Rodrigo Amorim (União), Alexandre Knoploch (PL), Rodrigo Bacellar (União), Elika Takimoto (PT), Guilherme Delaroli (PL), Dr. Deodalto (PL), Yuri Moura (PSol), Luiz Paulo (PSD) e Chico Machado (SDD).
A sede do clube, localizado na Gávea, na Zona Sul do Rio, é onde a maioria dos atletas do clube treinam. O espaço abriga sala de troféus, todo o aparelho administrativo do clube, além de modalidades como remo, natação, pólo aquático, nado sincronizado, basquete, judô, futsal e ginástica olímpica. Ali também está o José Bastos Padilha, onde são realizados os treinos e toda a estrutura do futebol profissional do Flamengo.

Com isso, a declaração prevista em lei não impede a realização de obras, reformas, benfeitorias ou outras intervenções no espaço.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!