Esportes

Flamengo encara Barcelona por nova final brasileira na Liberta

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo encara Barcelona por nova final brasileira na Liberta
|  Foto: Foto: Alexandre Vidal/CRF
Foto: Alexandre Vidal/CRF

Chegou a hora. Nesta quarta-feira (22), o Flamengo recebe o Barcelona de Guayaquil, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores.

Com presença maciça de sua torcida, já que o Mário Filho teve 50% de sua capacidade liberada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Rubro-Negro inicia a batalha por uma vaga na grande final da competição - agendada para o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

As equipes vivem momentos opostos. O Flamengo vem embalado pelos excelentes números de Renato Gaúcho, mas assombrado pela péssima impressão deixada na última partida - quando sua equipe perdeu para o Grêmio jogando em casa. Já o Barcelona não vive bom momento e vinha há cinco jogos sem vencer, mas venceu o Deportivo Cuenca em partida do Campeonato Equatoriano e quer embalar na hora certa.

Para alcançar a fase atual, o clube da Gávea passou por Defensa y Justicia nas oitavas de final e Olimpia nas quartas - com quatro vitórias, marcando 14 gols e sofrendo apenas três. Enquanto isso, o Barcelona passou pelo Vélez Sarsfield, com uma vitória e uma derrota, e pelo Fluminense, com dois empates.

Marcas e objetivos

O Flamengo briga por dois grandes feitos nesta semifinal. Além de buscar sua segunda decisão em três temporadas - foi campeão da América em 2019 - o clube pode estabelecer a segunda final consecutiva envolvendo apenas equipes brasileiras, já que Palmeiras e Santos fizeram a finalíssima de 2020.

O feito depende apenas do Rubro-Negro, já que Palmeiras e Atlético-MG se encaram na outra chave. Com o empate sem gols no primeiro confronto, nesta terça-feira (21), no Allianz Parque, o desempate fica para o Mineirão na próxima semana.

Outra disputa exclusivamente canarinha acontece na artilharia. Gabigol, do Fla, é o principal matador da Libertadores, com 10 gols, seguido por Hulk, do Galo, com sete - empatado com Fred, do Fluminense. Borja, do Grêmio, e Rony, do Palmeiras, completam o top 5 com seis gols cada.

Escalações

Renato Gaúcho tem dois desfalques de peso para o confronto: o lateral-esquerdo Filipe Luís e o meia Arrascaeta estão vetados pelo departamento médico. Em seus lugares, entram Renê e Vitinho, respectivamente. Por outro lado, David Luiz deve fazer sua tão aguardada estreia na zaga rubro-negra. Na volância, Andreas Pereira assume o posto de Diego Ribas - que, recuperado, deve ficar à disposição no banco de reservas.

Desta forma, o Flamengo deve ir a campo com Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro, Vitinho e Bruno Henrique; Gabigol.

Do outro lado, o treinador Fabián Bustos tentará a zebra no Maracanã e enfrenta a desconfiança da imprensa local. Com o meia Damián Diaz como principal referência, os equatorianos vêm ao Brasil para tentar surpreender e derrotar o favorito à classificação - evitando a derrota no Rio de Janeiro para decidir a vaga em casa.

O Barcelona de Guayaquil deve pisar no gramado sagrado do Mário Filho com Javier Burrai, Byron Castillo, Luis Fernando León, Williams Riveros e Mario Pineida; Bruno Piñatares, Nixon Molina, Emmanuel Martínez, Adonis Preciado e Damián Díaz; Gonzalo Mastriani.

Arbitragem

  • Árbitro: Andres Cunha (URU)
  • Assistente 1: Richard Trinidad
  • Assistente 2: Martin Soppi (URU)
  • VAR: Leodan Gonzalez (URU)

< Fiocruz recebe ingrediente para produção de vacinas 'Herdeiros do crime': ‘Pirata’ assume lugar do primo ‘Pivete’ em SG <