Polícia

'Herdeiros do crime': ‘Pirata’ assume lugar do primo ‘Pivete’ em SG

Imagem ilustrativa da imagem 'Herdeiros do crime': ‘Pirata’ assume lugar do primo ‘Pivete’ em SG
Nome do novo 'chefão' do Complexo da China teria sido divulgado. Foto: Redes sociais

Desde a década de 80 no comando de comunidades localizadas nos bairros Pita, Barro Vermelho e Santa Catarina, em São Gonçalo, a “Família Passarinho” sofreu um forte baque, no início deste mês, com a morte de Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete', integrante da terceira geração da família. Entretanto, após dias de luto e comércios fechados, o nome do novo chefão do “Complexo da China” já teria sido escolhido pela alta cúpula do Comando Vermelho e também pertence à “família do crime”. Trata-se do vulgo 'Pirata', de 30 anos, primo do antigo líder da localidade, morto durante confronto com policiais militares, no último dia 8, no Engenho Pequeno, em São Gonçalo.

De acordo com o serviço de inteligência do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), todos os informes direcionados a unidade relatam que o outro integrante da Família Passarinho foi escolhido para gerenciar o tráfico de drogas daquela região, que tem um lucro estimado em R$ 5 milhões mensais entre roubos de cargas, tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.

'Pirata', como é conhecido o nome do novo chefão do Complexo da China, está preso desde dezembro de 2017 após ser acusado de participação no roubo de carro-forte de uma transportadora de valores no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, em outubro daquele ano. Na ação, o vigilante Francismar Bezerra morreu e Carlos Roberto de Oliveira, 25, foi ferido no crânio e levado ao Complexo Hospitalar de Niterói.

Outra ação criminosa de 'Pirata' foi o sequestro de uma van escolar, em agosto de 2017, para fugir de uma troca de tiros com traficantes rivais após tentarem invadir o Morro do Marítimos, no Barreto, Zona Norte de Niterói. Pouco tempo depois de ter sido preso, o criminoso foi flagrado em um vídeo no interior de um presídio dançando funk e consumindo bebidas dentro da cela.

O delegado da Delegacia de Neves (73ªDP), Leonardo Macharet, afirmou que a distrital segue realizando monitoramentos diários sobre a movimentação de criminosos na região do complexo.

Morre um, entra outro: a logística da Família Passarinho

Segundo investigações da Delegacia de Neves, o primeiro integrante da família a entrar para o mundo do crime foi o ex-sargento da Polícia Militar Ilson Francisco Fernandes, o 'Passarinho'. Em 1980, o criminoso passou de policial a chefe do tráfico de drogas das comunidades da Rua da Feira e Pereirinha, no Barro Vermelho, e da Coréia, no Pita, em São Gonçalo.

Após a morte do ex-policial militar, em 2005, o filho, identificado como Ilson Francisco Fernandes Filho, o 'Ilsinho Passarinho', assumiu o controle das práticas criminosas naquela região. Em 2011, Ilsinho Passarinho foi preso no Morro do Pereirinha, e quem passou a dar as ordens na região foi Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete', neto de Passarinho.

< Flamengo encara Barcelona por nova final brasileira na Liberta OMS escolhe Brasil para sediar centro de tecnologia de vacinas <