Libertadores

Flamengo oscila, mas bate Corinthians de novo e está nas semifinais

Time é dominado em alguns momentos, mas mata no contragolpe

Pedro marcou novamente e se tornou artilheiro isolado da Libertadores
Pedro marcou novamente e se tornou artilheiro isolado da Libertadores |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Foi mais difícil que o esperado, mas o Flamengo está nas semifinais da Copa Libertadores de 2022. Nesta terça-feira (9), no Maracanã, o Rubro-Negro viu o Corinthians fazer um ótimo jogo, sobretudo na primeira etapa, mas matou o confronto nos contragolpes e venceu por 1 a 0 - fazendo 3 a 0 no placar agregado.

A primeira etapa foi praticamente toda favorável aos visitantes. O técnico Vitor Pereira montou um esquema dinâmico, intercalando marcação em linha alta na saída de bola adversária com blocos baixos evitando contra-ataques e tirando o time da casa da sua zona de conforto.

Com bastante movimentação na frente, o Timão esteve bem perto de marcar em pelo menos três oportunidades. A melhor delas foi aos 11, quando Adson roubou a posse na linha de fundo, avançou até a área e parou em defesa milagrosa do goleiro Santos.

Já o Flamengo assustou aos 15, quando Everton Ribeiro conseguiu confundir a marcação ao infiltrar entre as linhas para receber cruzamento. Ele cabeceou colocado, mandando por cima do travessão do goleiro Cássio e quase colocando na gaveta.

O ritmo intenso do Corinthians diminuiu um pouco a partir dos 30 minutos, permitindo que o Rubro-Negro começasse a se reencontrar - para tentar corrigir os erros e melhorar uma atuação até então irreconhecível. A torcida, até então tensa com o domínio adversário, levantou para tentar empurrar o time.

Apesar de impor um domínio até então incomum para os mandantes, o Timão não conseguiu aproveitar a superioridade para abrir o placar. Passado o seu pior momento no jogo, o Fla ainda mantinha a boa vantagem de 2 a 0 no resultado agregado, sobrevivendo à pressão inicial.

Nos momentos finais da etapa inicial, o Corinthians já não conseguia seguir com a forte pressão na saída de bola adversária e o Flamengo já encontrava mais espaços para triangular próximo à área de ataque. Faltavam apenas 45 minuto para garantir um lugar entre os quatro melhores times da competição.

Segundo tempo

A etapa complementar começou num nível ainda mais intenso. O Flamengo tentou partir para cima, mas foi o Corinthians quem teve a primeira chance. Logo aos 3 minutos, em contra-ataque rápido, Adson recebeu na intermediária e bateu colocado, mandando com perigo à direita da meta de Santos.

Quando o Timão intensificava a pressão em busca do primeiro gol, foi o Rubro-Negro que marcou em contra-ataque. Aos 7, Arrascaeta disparou pelo lado esquerdo e deu linda enfiada de três dedos para Pedro. O centroavante se atirou na bola e conseguiu empurrar para as redes.

O gol fez o Corinthians partir para o desespero, abrindo espaços para o Mengão buscar mais gols. A torcida, antes apreensiva pelo panorama do duelo, também se soltou de vez, fazendo muito barulho no Maracanã. O Corinthians tinha pouco mais de meia hora para conseguir uma virada praticamente impossível.

A partida ficou mais arrastada depois do gol, com o Rubro-Negro administrando a vantagem, buscando novos contra-ataques, enquantro o Timão já não encontrava forças para pressionar com o volume mostrado anteriormente. 

Aos 20 minutos, em mais um contragolpe, Pedro saiu no mano a mano com Bruno Méndez, que acabou cortando a bola com a mão. O árbitro de vídeo alertou o juiz, que assinalou a falta na entrada da área e expulsou o defensor - complicando ainda mais a vida dos visitantes.

O Flamengo ainda teve algumas chances para amplicar - como as de Gabigol, bloqueado por Balbuena em rebote sem goleiro, aos 30, e em grande defesa de Cássio, aos 33. Mas o confronto acabou mesmo com o gol solitário de Pedro, que alcançou a artilharia isolada da competição com oito gols marcados.

Garantido entre os quatro melhores times da competição, o Rubro-Negro espera agora a definição entre Vélez Sarsfield (ARG) e Talleres (ARG). No jogo de ida, vitória do Vélez por 3 a 2. Os jogos de ida das semifinais devem acontecer entre 30 de agosto e 1º de setembro, enquanto a volta será realizada entre 6 e 7 de setembro.

< Mundo em pânico! China descobre novo vírus, o Langya Liberação de animais em mercados divide cariocas <