Brasileirão
Flamengo tropeça em casa diante do Ceará
Time contava com uma vitória para se aproximar do Palmeiras
O Flamengo desperdiçou uma oportunidade de diminuir a vantagem do Palmeiras. Neste domingo (4), o clube carioca empatou por 1 a 1 com o Ceará, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após o tropeço do Verdão, que ficou no empate com o Bragantino, o Rubro-Negro não fez o dever de casa. Assim, a diferença para o rival paulista continua em sete pontos. O clube carioca, que está na segunda colocação, tem 44 pontos, contra 51 do adversário. O Ceará tem 28 pontos e está na 14ª colocação.
O Flamengo decepcionou contra o Vozão, especialmente no primeiro tempo, quando não conseguiu criar e ainda levou um gol, de Jô. Na etapa final, o clube carioca buscou o empate, com Gabigol. Depois, mesmo com um jogador a mais por boa parte da etapa final, não conseguiu chegar à virada. No fim, Gabigol foi expulso.
Como David Luiz e Léo Pereira estão suspensos na Libertadores, foram titulares na partida, assim como Gabigol, pendurado no torneio continental. O artilheiro, por sinal, completou 200 jogos pelo clube carioca.
O técnico Dorival Júnior, que reencontrou o Ceará, também promoveu a estreia do lateral-direito uruguaio Varela. Já o volante chileno Erick Pulgar foi titular pela primeira vez.
O Flamengo, agora, tem o jogo de volta da semifinal da Libertadores. Nesta quarta-feira, recebe o Vélez Sarsfield, às 21h30 (e Brasília), no Maracanã. Como venceu a partida por 4 a 0, na Argentina, o Fla pode até perder por três gols de diferença. Já o próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Goiás, domingo, às 19 horas, no Estádio da Serrinha. O Ceará, por sua vez, recebe o Santos, sábado, às 16h30, no Castelão.
O jogo
O Flamengo não conseguiu se encontrar no primeiro tempo. O clube carioca tomou a iniciativa, mas não soube acelerar o jogo. Na frente, ainda pecava tecnicamente. Assim, demorou a criar.
Aos 23 minutos, Gabigol cruzou da esquerda, mas a zaga do Ceará afastou, no primeiro lance de perigo rubro-negro. Já a primeira finalização no alvo foi aos 31 minutos, quando Gabigol recebeu pela esquerda e bateu cruzado, para defesa de João Ricardo, sem muita dificuldade.
O Ceará conseguiu frear o Flamengo e ainda deu o bote no fim do primeiro tempo. Em contra-ataque, Mendoza foi lançado e tocou para Jô. O centroavante bateu no canto e fez 1 a 0, aos 44 minutos. O Vozão, assim, foi para o intervalo em vantagem.
Dorival Júnior fez logo quatro mudanças no Flamengo. Ele colocou Matheuzinho, Vidal, Everton Ribeiro e Pedro. Saíram Varela, Victor Hugo, Diego e Marinho. O Fla empatou aos seis minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do Ceará desviou para trás, Gabigol aproveitou e fez 1 a 1. O artilheiro rubro-negro superou uma marca de Roberto Dinamite e se tornou o jogador mais jovem a fazer 100 gols pelo Campeonato Brasileiro.
O Ceará ficou com um jogador a menos aos 16 minutos. Após o árbitro não ver toque no braço de Vidal, Jô reclamou acintosamente com o juiz Paulo Cesar Zanovelli da Silva, além de dirigir um xingamento, e foi expulso.
A virada quase aconteceu aos 23 minutos. Pedro recebeu na entrada da área e chutou colocado. João Ricardo brilhou e mandou para escanteio. O Ceará conseguiu amarrar o jogo e gastou todo o tempo possível. Aos 43 minutos, Cebolinha acertou o travessão. Aos 48, Gabigol se desentendeu com Vázquez, que entrou no segundo tempo, e foi expulso.
Aos 51 minutos, João Ricardo evitou finalização de David Luiz e salvou o Ceará. Vidal, na sequência, mandou para fora. O Flamengo não conseguiu chegar à virada e perdeu chance de se aproximar do Palmeiras.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!