Esportes

Flamengo vai ao Sul para iniciar disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo vai ao Sul para iniciar disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil
|  Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais
Arena da Baixada recebe primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Flamengo viaja à Arena da Baixada para enfrentar o Athletico-PR nesta quarta-feira (20), às 21h30, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil.

O duelo de rubro-negros se repete dois anos após o Furacão eliminar o Urubu, nos pênaltis, nas quartas de finais da mesma competição. Naquela ocasião, a equipe paranaense avançou até a final e conquistou o seu primeiro título do principal mata-mata do país.

Por outro lado, a eliminação do clube carioca precedeu uma sequência impressionante de títulos - como dois Brasileiros, uma Libertadores, Recopa Sul-Americana e Supercopa. A Copa do Brasil é justamente a taça que falta para este elenco que vem fazendo história e se qualificando como um dos mais vencedores de todos os tempos no Brasil.

O Flamengo, que já acumula três títulos do torneio, precisou eliminar Coritiba, ABC e Grêmio para chegar às semifinais. Já o Athletico passou por Avaí, Atlético-GO e Santos nas fases anteriores. Se caiu diante do rival há dois anos, o Rubro-Negro pode recordar-se do título de 2013, quando fez 3 a 1 na somatória dos dois confrontos finais e foi campeão em cima do Furacão.

Panorama

Flamengo e Athletico se encaram pela Semifinal 1. Após o confronto na Arena da Baixada, nesta quarta, as equipes voltam a duelar na próxima quarta-feira (27), no Maracanã. Não há mais gol qualificado - o tradicional "gol fora de casa". Desta forma, em caso de empate no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Na Semifinal 2, Atlético-MG e Fortaleza se encaram nas mesmas datas e horários - ou seja, as partidas são sempre simultâneas. O primeiro confronto acontece acontece no Mineirão; já o segundo duelo está agendado para o Castelão. Já a grande decisão ainda não tem datas confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

Escalações

Recém-contratado, o técnico Alberto Valentim ainda enfrenta a desconfiança da torcida pela instabilidade em seus primeiros resultados. Para o primeiro jogo da semifinal, ele não contará com os volantes Richard e Christian, suspensos. Já o atacante Bissoli, que já atuou na competição pelo Cruzeiro, não pode mais ser escalado. Caso mantenha o esquema tático, Erick, Léo Cittadini e Renato Kayzer devem ser os substitutos, respectivamente.

Assim, o Athletico deve entrar em campo com Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández (Zé Ivaldo); Marcinho, Erick, Léo Cittadini e Abner; Terans, Nikão e Renato Kayzer.

O favorito Flamengo conta com os importantes retornos de Isla, Rodrigo Caio e Pedro. Os dois primeiros devem recuperar as vagas de titulares no sistema defensivo, enquanto o terceiro fica como opção direta para Gabigol no banco de reservas. A grande dúvida fica entre Thiago Maia e Vitinho. Caso opte pelo volante, Renato Gaúcho mantém Andreas Pereira mais adiantado no meio-campo; caso a escolha seja pelo atacante, Andreas será recuado novamente.

Desta forma, os visitantes devem chegar à Arena da Baixada com Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia (Vitinho), Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Michael e Gabigol.

Arbitragem

  • Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
  • Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
  • Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
  • Árbitro VAR: José Claudio Rocha Filho (Fifa-SP)

< Secretário de Saúde de Niterói é multado em R$ 18,5 mil pelo TCE Mais de 16 mil cabofrienses atrasados para a segunda dose da vacina <