Série A
Flamengo visita Bragantino em busca da liderança do Brasileirão
Rubro-Negro tenta quebrar jejum de vitórias em Bragança

Em busca da liderança, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (23), às 21h30, para encarar o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vice-líder com 30 pontos, o Rubro-Negro pode assumir a ponta da tabela em caso de vitória, a depender do resultado do Cruzeiro. O duelo será disputado no estádio Cícero de Souza Marques.
Apesar da boa fase no Brasileirão, com a melhor média de gols da competição, ao lado do Cruzeiro, o Flamengo enfrenta o desafio de quebrar um tabu indigesto: nunca venceu o Bragantino como visitante desde que o clube passou a integrar o grupo Red Bull, em 2019. Foram cinco confrontos em Bragança, com três empates e duas derrotas.
Situação do Flamengo
O técnico Filipe Luís terá que lidar com oito baixas importantes para o duelo fora de casa. Estão fora da partida nomes como Pulgar, Alex Sandro, Ayrton Lucas, Michael, Plata, Danilo, De la Cruz e Allan — os dois últimos preservados por controle de carga.
Bruno Henrique retorna de suspensão e deve começar entre os titulares, com liberdade para atuar tanto como ponta quanto mais centralizado. Já o garoto Evertton Araújo tende a ser o substituto de Allan no meio-campo. Na zaga, Léo Pereira retorna após a lesão de Danilo, enquanto Wesley deve começar jogando mesmo em meio à negociação com a Roma. Com isso, Varela pode novamente ser improvisado na lateral esquerda.
Provável Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Evertton Araújo, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha (Wallace Yan) e Bruno Henrique.
Situação do Bragantino
O Bragantino vem pressionado após dois tropeços consecutivos, empate com o São Paulo e derrota para o Vitória. Mesmo assim, ocupa a terceira posição, com 27 pontos. O time de Fernando Seabra terá os retornos de Eduardo Sasha, Gabriel, John John e Lucas Barbosa ao time titular.
O atacante paraguaio Isidro Pitta, principal reforço ofensivo do Braga em 2025, soma seis gols na temporada, quatro deles no Brasileirão. Ainda assim, está há três jogos sem balançar as redes.
Provável Bragantino
Cleiton; Agustín Sant'Anna, Pedro Henrique, Guzmán e Guilherme; Gabriel, Eric Ramires e John John; Mosquera (Vinicinho), Lucas Barbosa e Eduardo Sasha.
Arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
- Assistente 2: Douglas Pagung (ES)
- Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Retrospecto recente
Nos últimos 15 confrontos entre Flamengo e Bragantino pelo Brasileirão, o Rubro-Negro leva vantagem, com seis vitórias, contra quatro do time paulista e cinco empates. No encontro mais recente, válido pela 24ª rodada da edição de 2024, o Flamengo venceu por 2 a 1, no Maracanã.
Fora de casa, o histórico é menos favorável: a última vitória do time carioca em Bragança Paulista aconteceu em 4 de setembro de 1996, ainda na primeira fase do Brasileirão daquele ano. Desde então, são quase três décadas sem triunfos no interior paulista.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!