Análise
Flamengo x Palmeiras: CBF divulga áudio do VAR; veja
Partida teve lances polêmicos para os dois lados

A CBF divulgou, na noite deste domingo (19), os áudios do VAR nos lances polêmicos da vitória de 3 a 2 do Flamengo sobre o Palmeiras, pelas 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
A entidade disponibilizou a análise do possível pênalti de Jorginho em Gustavo Gómez, no começo do clássico. Wilton Pereira Sampaio não marcou em campo e foi bancado pela equipe do VAR, liderada por Caio Max Augusto Vieira.
"Para mim, é só uma mão de referência. Não tem impacto. Pode seguir. Os dois braços estão estendidos. Não faz a flexão. Não tem impacto para empurrão", disse o VAR.
GANHA O MENGÃO PARA ALEGRIA DOS FLAMENGUISTAS! ARRASCAETA, JORGINHO E PEDRO FIZERAM A ALEGRIA DA NAÇÃO QUE SÓ QUER SABER DE SUA VITÓRIA! MENGOOOOOOOOOOOOOOOOO! 🟥⬛️🏟️#PlacarFinal #FLAxPAL pic.twitter.com/JC3PnUoB3t
— Flamengo (@Flamengo) October 19, 2025
Pênalti para o Flamengo
O pênalti marcado a favor do Flamengo, de Bruno Fuchs em Pedro, também teve o áudio divulgado. A falta foi assinalada em campo e confirmada pelo VAR. Os palmeirenses reclamaram de duas faltas na jogada, mas a arbitragem não concordou em nenhuma.
Na origem da jogada, o Verdão pediu uma infração em Vitor Roque. Para as autoridades, o lance não fez parte da fase de ataque. Depois, o VAR vê apenas um encontrão de Pedro com Fuchs.
⚠️ CBF divulga áudio do VAR do lance em que o Palmeiras reclama de pênalti contra o Flamengo:
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 20, 2025
VAR: “É só uma mão de referência. Wilton, pode seguir. Os dois braços estão estendidos e ele não faz a flexão com impacto para empurrão.”
🎥 Divulgação/CBF pic.twitter.com/MnwbJosODH
"Claramente tem um pisão que impacta na queda. O penal está confirmado. Pisão é claro. No começo, a partir do momento em que ele joga essa bola para trás, não tem mais verticalidade. A equipe está totalmente em sue campo de defesa e postada. O jogador de vermelho (Pedro) está correndo e o de verde (Fuchs) está buscando o vermelho. Ele se desloca no caminho do vermelho", declarou o VAR.
"Na origem da jogada, não faz parte da fase de ataque e, depois, o Pedro tem um encontrão com o Fuchs. O defensor se coloca na frente do atacante. Eles trombam e o defensor deixa o corpo cair. Penal confirmado", completou Caio Max Augusto Vieira.
Em nenhum dos três lances Wilton Pereira Sampaio foi chamado ao VAR para revisão.
Com o resultado, o Palmeiras segue na liderança, mas agora com os mesmos 61 pontos do Flamengo, que está em segundo por ter uma vitória a menos. Ambos os clube têm um jogo a menos na competição.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!