Xô, Zebra!

França passa susto, mas goleia na estreia da Copa

Vitória deixa os franceses na liderança do grupo D

Giroud marcou dois gols e atingiu marca histórica com a selção francesa
Giroud marcou dois gols e atingiu marca histórica com a selção francesa |  Foto: Reprodução/Rede social
  

Xô, zebra! Após passar por um susto logo no início do jogo, a atual campeã do mundo e uma das grandes favoritas a consquistar o título, a França estreou contra a seleção da Austrália nesta terça-feira (22), com uma vitória de virada por 4 a 1, no estádio Al Janoub, em jogo válido pelo grupo D. Goodwin marcou para os australianos; Rabiot, Giroud (2x) e Mbappé marcaram para o time da França.

Sofrendo com as perdas para a disputa do maior torneio do planeta, a França sofreu um duro golpe no início da partida. Logo aos oito minutos de jogo, os australianos abriram o placar com gol de Goodwin.

Leckle recebeu ótimo lançamento na direita, passou por Lucas Hernández - que lesionou o joelho no lance e foi substituído - e cruzou rasteiro para Goodwin bater de primeira na segunda trave, sem chance para o goleiro Lloris. 1 a 0 no placar.

Com o gol sofrido, os franceses partiram pra cima do adversário, principalmente explorando os lados de campo e a velocidade com o craque Mbappé e Dembélé, que parava na boa marcação dos australianos.

Mas foi na bola aérea que conseguiu chegar ao empate. Aos 26 minutos, após cortar a cobrança de escanteio parcialmente, a bola sobrou com Theo Hernández na intermediária. Ele levanta na área e Rabiot aparece sozinho para tocar de cabeça e empatar a partida. 

Os australianos sentiram o gol sofrido, a França cresceu na partida, e a virada veio rápido. O time comandado por Deschamps pressionava a saída de bola do adversário e surtiu efeito. Aos 31 minutos, Atikinson se enrolou e perdeu a bola para Rabiot. Ele tocou de calcanhar para Mbappé, que entrou na área e rolou a bola para Giroud, que sozinho, marcou para virar a partida. 2 a 1 para a França. Este foi o 50º gol do camisa 9 pela seleção francesa.

O jogo ficou agitado no final do primeiro tempo, com a França tentando ampliar o marcador, enquanto o time australiano se fechava e tentava explorar o erro do aversário, jogando no contra-ataque.

Aos 44 minutos, Griezman recebeu lindo lançamento nas costas da zaga. Ele cruzou para o meio da área e encontrou Mbappé, que cara a cara com o goleiro perdeu um gol inacreditável.

A resposta veio no lance seguinte. McGree foi até a linha de fundo pela esquerda e cruzou na medida para Irvine, que cabeceou sem marcação, no canto direito de Lloris, que ficou apenas olhando e torcendo. A bola carimbou a trave e a zaga francesa afastou o perigo.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, a seleção da França não quis dar mole para o azar e continuou no mesmo ritmo do primeiro tempo, tentando pressionar, principalmente a saída de bola dos australianos.

Logo aos cinco minutos, Giroud quase marcou um golaço digno de Copa do Mundo. Novamente Theo Hernández cruzou pelo lado esquerdo e o camisa 9 acertou um voleio lindo, mas a bola saiu à direita do goleiro Mat Ryan, que só olhou.

A França dominava a partida e tinha uma estratégia clara de jogo. Explorar as velocidades pelo lado de campo, com bastante movimentação e troca de passes rápida. Com isso, a seleção da Austrália ficava na 'roda' e cansava.

Aos 21 minutos, quase saiu o terceiro gol francês. Em outro cruzamento de Theo Hernández - bastante participativo no jogo - para trás, a bola passou por todo mundo e sobrou para o atacante Griezmann, que chutou de primeira e Behich salvou em cima da linha.

Porém, no lance seguinte, aos 22 mintuos, não teve como evitar o gol. Como diz o ditado: "água mole pedra dura, tanto bate até que fura". E foi na base da pressão que França chegou ao terceiro gol com o craque Mbappé. Dembélé recuperou a bola na direita e cruzou na medida para Mbappé, que subiu na entrada da pequena área e marcou de cabeça. 3 a 1 para a França.

A seleção da Austrália já se mostrava abatida e entregue. E o caminho mais fácil para o gol, era justamente pela bola aérea. No minuto 25 do segundo tempo, Mbappé fez grande jogada pela ponta esquerda, passou em velocidade pela marcação e cruzou na cabeça do camisa 9 Giroud, que marcou seu segundo gol na partida.

Com o gol feito, Giroud atingiu uma marca histórica. O atacante chegou a 51 gols com a camisa da França, empatando com Thierry Henry como o maior artilheiro da seleção francesa.

Com o placar elástico e uma boa vantagem, a França começou a administrar a partida e deixava o tempo passar esperando o final da partida. Aos 52 minutos, o juiz apitou o fim do jogo. Goleada da França sobre a Austrália por 4 a 1, de virada.

Mesmo após passar por um susto, a seleção francesa confirmou o favoritismo e, mesmo com muitos desfalques, mostrou que chega forte mais uma vez para a disputa do título mundial.

Com o resultado, os franceses assumem a liderança do grupo, com 3 pontos. Logo atrás, Dinamarca e Tunísia aparecem com um ponto após o empate em 0 a 0 na abertura da rodada do grupo D. Já a Austrália, aparece na última colocação, com zero pontos. As equipes voltam a campo no próximo sábado (26).

< Morto ao ser atingido por tiro dentro de ônibus na Baixada Moraes responde pedido de Bolsonaro e PL sobre anulação das urnas <