Novidades

IFAB aprova mudança de regras no futebol visando a Copa do Mundo

Substituições e convocados serão aumentados para o Catar

Pierluigi Collina e Gianni, diretor de arbitragem, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, participaram da reunião
Pierluigi Collina e Gianni, diretor de arbitragem, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, participaram da reunião |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

A International Football Association Board aprovou nesta segunda-feira (13), a pedido da Fifa, mudanças importantes nas regras do jogo visando a Copa do Mundo do Catar, em novembro.

Novidades relevantes estão confirmadas. As cinco substituições durante as partidas, antes uma medida provisória devido à pandemia, agora são definitivas; e serão permitidos 15 nomes no banco de reservas - ao invés de 12.

Além disso, em nova regra específica pra a Copa, a IFAB permitirá 26 convocados - aumentando o limite tradicional de 23. O técnico da Seleção Brasileira, Tite, já havia comentado a mudança de forma favorável e deve utilizar as três novas vagas para reforçar o setor ofensivo.

Possíveis novidades

Durante a reunião, realizada em Doha, no Catar, foi debatida a detecção automática de impedimentos através do árbitro de vídeo, o VAR. A Fifa planeja utilizar o recurso no Mundial em novembro e demonstrou otimismo.

"Até o momento, o procedimento é muito satisfatório. Nossos especialistas vão analisar isso antes de decidir se devem ou não usá-lo na Copa do Mundo" declarou Gianni Infantino, presidente da entidade.

Ainda em dezembro de 2021, o diretor de arbitragem da Fifa, o ex-árbitro Pierluigi Collina, explicou como funciona o recurso.

"São entre 10 e 12 câmeras que detectam 29 pontos no corpo do jogador, 50 vezes por segundo, e o software analisa os dados em tempo real, calculando perfeitamente o momento do passe e a posição dos jogadores. Não só isso, mas já inserindo as grades para destacar o impedimento. Em seguida, envia-o automaticamente para a estação VAR, que tem a resposta a dar ao árbitro nos casos de impedimento objetivo. Quais são os mais numerosos. Os tempos? Certamente muito mais rápido do que hoje", disse.

A tecnologia foi utilizada na Copa das Nações Árabes, vencida pela Argélia, em 2021. Collina está otimista pela aplicação já na Copa do Mundo, reduzindo o tempo das decisões do VAR.

< Eterno 'Cabeção' de Malhação é internado para reabilitação Criança de 2 anos morre após desabamento de telhado durante festa <