Champions League
Liverpool fura retranca no segundo tempo e sai na frente do Villarreal
Ingleses estão com um pé na decisão da Liga dos Campeões
O Villarreal conseguiu resistir à pressão do Liverpool por 45 minutos, mas os ingleses furaram a retranca na segunda etapa e venceram o confronto por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), no Anfield, pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. Estupiñán (contra) e Mané marcaram os gols do duelo.
Os Reds tentaram desde cedo impor seu ritmo de jogo e fazer valer o mando de campo. Por outro lado, o Submarino Amarelo resistiu muito bem à pressão inicial ocupando os espaços no campo defensivo, sem brechas para os avanços do adversário.
A primeira chance de gol aconteceu só aos 11 minutos. O lateral-direito Alexander-Arnold cruzou na área e o craque Sadio Mané subiu livre, mas acabou cabeceando errado e mandando para fora. Sem conseguir tabelar, o Liverpool passou a insistir nas bolas aéreas.
Marca registrada dos visitantes, o contra-ataque apareceu pela primeira vez aos 18 minutos. Danjuma foi lançado pelo meio e tentou esticar o passe para Chukwueze na direita, mas Robertson conseguiu fazer o corte providencial antes que o atacante saísse livre na cara do gol.
A tabelinha entre Mané e Salah levou perigo aos 26. O egípcio lançou para o senegalês na área. Ele dominou, fez o pivô e ajeitou para a finalização do companheiro - mas Salah acabou pegando embaixo demais na bola e mandando por cima do travessão.
Aos 32, foi a vez do próprio Mané finalizar. Em lançamento no meio da área, ele conseguiu fazer bonito giro com o corpo e acertou um sem pulo plástico, mandando com perigo à direita do gol defendido por Rulli. A pressão aumentava cada vez mais, assim como a posse de bola, mas as chances eram escassas.
A melhor chance da primeira etapa aconteceu aos 41, com o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara. Ele recebeu na intermediária e avançou com ela, arriscando um lindo chute de trivela com efeito. A bola fez a curva por fora e explodiu praticamente na junção da trave com o travessão.
@Thiago6 🚀🚀#ChampionsLeague #Liverpool pic.twitter.com/PGBnkGfZre
— nickhorde (@nickhorde) April 27, 2022
Apesar de não ter ameaçado no setor ofensivo, o Villarreal chegou ao primeiro tempo com sua missão cumprida: segurar o ímpeto do Liverpool na intenção de levar o jogo com o placar em aberto para o segundo jogo, na Espanha. Faltavam apenas 45 minutos.
Segundo tempo
O cenário permaneceu o mesmo no início da etapa complementar. Os ingleses empurravam os espanhóis para o último terço do campo em busca de espaços para criar oportunidades de gol. E até conseguiram balançar as redes com Fabinho, logo aos 3 minutos, mas o lance foi anulado por impedimento.
A pressão continuou e o placar finalmente saiu do zero aos 7 minutos. Em bola atravessada de um lado para o outro, bagunçando o sistema defensivo dos visitantes, Salah recebeu na ponta e esticou para Henderson na linha de fundo. Ele tentou o cruzamento, a bola desviou em Estupiñán e encobriu o goleiro Rulli, morrendo no fundo das redes.
GOL DO LIVERPOOL! 🏴
— Boleiro Deprê (@DepreBoleiro) April 27, 2022
Henderson é acionado por Arnold, cruza pela linha de funda e conta com desvio em Stupiñá para encobrir Rulli.
O Liverpool abre o placar contra o Villarreal, em Anfield.
pic.twitter.com/Zz9mqzgoi1
O gol abriu a porteira e o segundo saiu logo em seguida, aos 10. Em linda tabela protagonizada por Salah e Mané, o Liverpool costurou a defesa do Villarreal com habilidade e toques rápidos até que o senegalês saísse na cara do gol, dando um leve toque na saída de Rulli. Um golaço em Anfield!
Sadio Mane and Mo Salah combine brilliantly 🔥🔥🔥
— Wyngback Soccer ⚽️ (@wyngback) April 27, 2022
This is Mane’s 20th goal of the season
(Liverpool 2-0 Villarreal)
pic.twitter.com/Vnc6MUkIfD
Mesmo com os dois gols de vantagem no placar, os comandados de Jürgen Klopp seguiram sufocando em busca de uma vantagem maior. O terceiro gol até saiu, quando Salah cruzou no segundo pau para Robertson finalizar de primeira aos 18, mas novamente a arbitragem flagrou a posição irregular.
O técnico Unai Emery, técnico da principal surpresa desta edição, não conseguia encontrar alternativas para tirar o time do campo de defesa. A intenção era diminuir a vantagem para apenas um gol visando facilitar a missão do jogo de volta, mas o Liverpool era soberano em campo.
Os donos da casa aproveitavam cada mínimo espaço deixado pelo Villarreal. Em contra-ataque puxado por Salah aos 33, Luis Diaz foi lançado pela esquerda, invadiu a área, ganhou da marcação e chutou cruzado de canhota, mas ela passou na frente do gol e saiu quase pela linha lateral.
Apesar do esforço das duas partes, o placar não foi mais alterado. Com a vitória, o Liverpool leva boa vantagem para jogar no El Madrigal, na próxima terça-feira (3), às 16h. Quem passar encara o vencedor entre Manchester City e Real Madrid na grande decisão da Champions League.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!