Esportes

Maricá sai na frente do Madureira e fica a um passo da final da Copa Rio

Imagem ilustrativa da imagem Maricá sai na frente do Madureira e fica a um passo da final da Copa Rio
|  Foto: Foto: Jhonathan Jeferson
Sidney marcou o primeiro gol da partida no Alzirão. Foto: Jhonathan Jeferson

O Maricá deu um importante passo rumo à grande final da Copa Rio. Neste sábado (16), em atuação bastante consistente após um mês de treinamentos, a equipe venceu o Madureira por 2 a 0, no Alzirão, em Itaboraí, pelo jogo de ida das semifinais da competição.

A equipe maricaense começou a partida tentando impor seu ritmo para fazer valer o mando de campo. Dominando a posse de bola nos primeiros 10 minutos, o Tsunami da Região Oceânica cercou a área do Madureira e rodou a bola à procura de espaços para abrir o placar.

O placar foi aberto logo aos 10. Walber recebeu na intermediária e deu um tapana frente para o lateral Magno. Ele disparou pela linha de fundo e cruzou na cabeça de Sidney, que cabeceou deslocando o goleiro e marcando um lindo gol - que fez valer a boa atuação do Maricá até então, já que os visitantes pouco haviam encostado na bola.

A vantagem do time da casa no placar fez com que o Madureira precisasse sair para o jogo. O Tricolor Suburbano equilibrou as ações e a posse de bola, mas não conseguiu criar oportunidades de gol na primeira meia hora de partida. O goleiro Arthur, um dos destaques do Maricá, era mero espectador até então.

Aos 27, em tabela pela esquerda com Luan Gama, Walber pegou a sobra na entrada da área e soltou a bomba de primeira, acertando na gaveta. O goleiro Davi Barros voou no ângulo para fazer uma linda defesa e salvar a equipe visitante, mandando para escanteio.

Em um dos últimos lances da primeira etapa, aos 43, Lelê recebeu cobrança de lateral dentro da área e, de costas para o gol, ajeitou de cabeça para trás. O meia Walber recebeu e bateu de primeira, mas o chute saiu espirrado e acabou saindo pela linha de fundo em tiro de meta.

Quando todos já aguardavam o intervalo, aos 47 minutos, Magno cobrou escanteio da esquerda e o atacante Lelê, sozinho no meio da área, nem precisou pular para cabecear no canto, sem chances para Davi Barros, colocando 2 a 0 no placar para o Tsunami da Região Oceânica.

Segundo tempo

Com a vantagem no placar, o Maricá voltou para a segunda etapa com as linhas recuadas visando atrair o Madureira para tentar matar o jogo no contra-ataque. Consequentemente, os visitantes ficaram mais com a bola - mas novamente sem conseguir ameaçar a meta de Arthur nos primeiros 20 minutos.

Aos 17, a primeira chegada mais consistente do Tricolor Suburbano. Em bola cruzada na área, Sampaio cabeceou e Arthur saltou para espalmar. No rebote, a zaga chegou para cortar o perigo e tirar a bola da zona de perigo. O sistema defensivo do Maricá ficou pedindo falta, mas o árbitro nada marcou.

A equipe da casa ficou perto de ampliar o placar aos 24. Luís Felipe iniciou o contra-ataque e deu lindo passe de trivela para Lelê. O atacante disparou, saiu no mano a mano com o zagueiro e deu bonito corte para dentro. O atacante soltou a bomba e carimbou o travessão, quase marcando um golaço.

Em mais um contra-ataque, o Maricá teve outra grande oportunidade. O volante Dedé recebeu na intermediária, gingou na frente da marcação e puxou para a canhota. O chute de fora saiu colocado e tinha o endereço do ângulo, mas o goleiro Davi Barros triscou nela evitando o golaço. A bola ainda bateu na trave antes de sair em escanteio.

Com o prejuízo no placar, a equipe do Madureira se mandava para o ataque de forma desorganizada, deixando espaços para o contragolpe. Com dificuldades na criação, o time treinado por Alfredo Sampaio errava muito no último passe e não conseguia emplacar uma pressão.

Fechadinho na defesa, o Maricá não deu espaços para os avanços dos visitantes, neutralizando as investidas e ocupando bem os dois primeiros terços do campo. Muito bem organizado pelo técnico Marcus Alexandre, o Tsunami da Região Oceânica executou muito bem o plano de jogo para sair de campo com a importante vitória no primeiro jogo da semifinal.

A segunda partida entre as equipes acontece na próxima quarta-feira (20), em Conselheiro Galvão, em Madureira, às 15h. Como visitante, o Maricá pode até perder por um gol de diferença para se classificar à decisão contra o Pérolas Negras - além de garantir um lugar em torneios nacionais em 2022, já que o campeão opta entre a Série D do Brasileirão ou a Copa do Brasil, deixando o outro posto para o vice.

< Roberto Firmino brilha, Liverpool massacra Watford e assume a ponta da Premier League Ponte Rio-Niterói tem trânsito complicado na tarde deste sábado <