Copa do Brasil

Mengão vira sobre o Galo no 'inferno' e está nas quartas de final

Time tem grande atuação e reverte derrota do jogo de ida

Pedro, Gabigol e Arrascaeta foram fundamentais na vitória sobre o Galo
Pedro, Gabigol e Arrascaeta foram fundamentais na vitória sobre o Galo |  Foto: Staff Images/Copa do Brasil
 

Bem-vindo ao inferno! O Flamengo comprovou a tese de Gabigol, anulou o Atlético-MG e venceu por 2 a 0 nesta quarta-feira (13), diante de um Maracanã abarrotado e em clima de decisão. Com o resultado, o Rubro-Negro reverteu a derrota por 1 a 0 no jogo de ida e está nas quartas de final da Copa do Brasil.

Atendendo ao chamado do seu goleador, a torcida rubro-negra fez linda festa na entrada do time e apresentou um mosaico com os dizeres "bem-vindo ao inferno" - em alusão à declaração de Gabriel Barbosa após a derrota em Minas Gerais. Sinalizadores e fumaça também deram visual diferenciado à recepção.

A equipe de Dorival Júnior não deu chance para os visitantes e dominou a partida desde os primeiros minutos. O goleiro Everson foi muito exigido e evitou um placar elástico ainda na primeira etapa. Apesar disso, o primeiro gol saiu só aoss 47 minutos, quando Arrascaeta, de carrinho, completou lançamento de Pedro.

Depois do intervalo, os donos da casa voltaram mantendo o ritmo e pressionando ainda mais a área do Atlético. Anulado, o centroavante Hulk pouco participou do jogo e foi marcado de perto por pelo menos três adversários em todos os lances. Outros nomes como Nacho Fernández e Zaracho também estiveram apagados.

O segundo gol foi resultado da pressão à saída de bola adversária. Pedro apertou o zagueiro Junior Alonso, que foi desarmado e acabou apelando para a falta e recebendo o cartão amarelo. Na cobrança, Everton Ribeiro jogou na área, Pedro desviou no primeiro pau e Arrascaeta, de novo, marcou de peixinho.

O VAR precisou ser acionado para conferir se a bola realmente havia entrado. Ela explodiu na trave e foi cortada pelo goleiro Everson - mas, segundo o árbitro de vídeo, ela já havia ultrapassado a linha. Festa nas arquibancadas e no campo, com muita vibração entre os jogadores.

A partir daí, com o resultado a seu favor, o time rubro-negro foi esperto ao recuar as linhas para atrair o Galo e tentar matar o jogo nos contra-ataques. Em uma das tentativas, o zagueiro Junior Alonso, que já havia falhado no segundo gol, cometeu nova falta e acabou expulso - para delírio dos torcedores.

Na reta final, mesmo precisando do gol para forçar os pênaltis, o Atlético-MG seguiu jogando mal e viu o Flamengo muito perto de marcar o terceiro. Novamente Everson, em pelo menos duas oportunidades, evitou o pior. Gabigol e João Gomes tiveram as principais chances. 

No desespero, o time alvinegro se lançou todo ao ataque e deu espaço para muitos contragolpes. O Rubro-Negro, no entanto, cansado do forte ritmo aplicado durante toda a partida, não conseguia encaixar o último passe e desperdiçou algumas oportunidades de matar o confronto.

Mas não houve tempo para mais nada. Em uma das melhores atuações da temporada, o Flamengo confirmou a classificação às quartas de final diante de quase 70 mil pessoas e agora espera o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol, na próxima terça (19), para conhecer seu próximo adversário. 

< Vasco anuncia Alex Teixeira: 'O cria tá em casa' Pedágio, frutas, leite e cerveja: tudo aumenta, menos o salário <