Fora

Nelson Piquet será banido do paddock da Fórmula 1 após racismo

Tricampeão mundial usou expressão preconceituosa em entrevista

Nelson Piquet deu declaração racista e será banido do paddock
Nelson Piquet deu declaração racista e será banido do paddock |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O caso de racismo envolvendo o brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, segue tendo novos desdobramentos. Segundo a BBC, o ex-piloto está permanentemente banido do paddock - local onde se concentram equipes, carros, oficiais de prova e convidados.

Em entrevista ao canal 'Motorsports Talk', Piquet usou expressão racista diversas vezes ao se referir ao heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

"O 'neguinho' meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, "aqui eu arranco ele de qualquer maneira". O 'neguinho' deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem", afirmou, ao comentar o Grande Prêmio de Silverstone, em 2021.

As declarações repercutiram muito negativamente no mundo do automobilismo e o brasileiro foi duramente criticado. Diante da polêmica gerada, Nelson pediu desculpas e tentou justificar suas falas - algo que, ainda segundo a BBC, não mudará a decisão da Fórmula 1 de bani-lo.

"O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e foi nunca teve a intenção de ofender", alegou.

< Quase 400 kg de alimentos são apreendidos em Maricá Netflix nega cenas de estupro interpretadas por Klara Castanho <