Amistoso

Neymar reafirma maior 'vítima' e Brasil bate o Japão em novo teste

São nove gols em cinco jogos do brasileiro contra os asiáticos

Neymar buscou o jogo o tempo todo, sofreu muitas faltas e foi premiado com o gol da vitória
Neymar buscou o jogo o tempo todo, sofreu muitas faltas e foi premiado com o gol da vitória |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

A Seleção Brasileira deu mais um passo rumo à Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (6), o time Canarinho venceu amistoso contra o Japão por 1 a 0, no Estádio Nacional, em Tóquio, na sequência da preparação para o Mundial do Catar, em novembro.

O quarteto ofensivo inédito justificou as expectativas logo aos 2 minutos. Raphinha recebeu na direita e deixou com Neymar no meio. Ele abriu o jogo com Vinicius Junior na esquerda e recebeu a devolução na entrada da área, dando um lindo toque de calcanhar e deixando Paquetá na cara do gol. Ele tocou na saída do goleiro e acabou carimbando a trave.

Tecnicamente superior à Coréia do Sul, o Japão tentava construir jogadas e sair para o jogo, sem permitir uma pressão inicial do Brasil. Praticamente todos os avanços passavam pelos pés do camisa 10, Minamino, que pertence ao Liverpool-ING.

Com muitos erros no último passe, as duas equipes não criaram novas chances de gol até os 15 minutos. Neymar voltava até a intermediária brasileira para buscar jogo, mas era fortemente marcado pelos japoneses, tendo pouquíssimo espaço para gerar lances de perigo.

A equipe Canarinho voltou a assustar aos 18. Após triangulação entre Neymar, Lucas Paquetá e Daniel Alves, Raphinha foi lançado em profundidade pela direita, invadiu a área e tentou o toque na saída do goleiro - mas parou em boa defesa de Gonda. 

O Japão assustou aos 22. Após escanteio da esquerda, o volante Endo subiu mais que a defesa e cabeceou para o gol. A bola ainda desviou em Éder Militão antes de sair pela linha de fundo, à direita da meta de Alisson. Furuhashi ainda tentou empurrar para a rede, mas não alcançou.

Neymar quase abriu o placar aos 26. Após corte da zaga, a bola ficou viva na intermediária para o camisa 10 - que pegou de primeiro, colocado, com efeito, obrigando o goleiro Gonda a saltar para fazer grande defesa. Seria um golaço.

Com um sistema defensivo sólido e bem postado, sem deixar espaços, com pelo menos oito jogadores atrás da linha da bola, o Japão obrigava o Brasil a tabelar com toques de primeira e quase sempre pelo alto para tentar furar o bloqueio da marcação. 

Aos 38, em cobrança de falta frontal, Raphinha soltou o pé esquerdo e mandou à direita do gol, tirando tinta da trave. Àquela altura, o Brasil até tinha mais espaços para jogar, mas pecava nos passes errados e dificultava as tentativas com bola rolando.

Logo em seguida, aos 41, Raphinha avançou e foi derrubado com falta. Na vantagem, a bola sobrou com Lucas Paquetá - que logo lançou Neymaar na infiltração dentro da área. O camisa 10, mesmo sem o melhor ângulo, finalizou para outra boa defesa de Gonda.

Foi a última chance de primeira etapa. Com bem menos espaço para jogar em relação ao último amistoso, o Brasil ainda buscava a melhor forma de vencer a barreira dos Samurais Azuis. Um bom teste visando a Copa do Mundo do Catar, em novembro.

Segundo tempo

Caçado em campo, Neymar terminou o primeiro tempo da mesma forma que começou a etapa complementar: apanhando. O revezamento na marcação e a falta de punição com cartões amarelos permitia que o Japão sempre parasse os avanços perigosos com faltas.

A Seleção seguia com muitas dificuldades para furar a retranca japonesa. O time brasileiro também não passava problemas na defesa, já que o time da casa praticamente abdicou de passar da região central do campo, atacando em raras oportunidades.

Aos 15, o técnico Tite promoveu as primeiras alterações. Saiu Vinicius Júnior, apagado na partida, para a entrada de Gabriel Martinelli, enquanto Gabriel Jesus rendeu Raphinha. O Brasil renovava suas energias para tentar ultrapassar o ferrolho adversário.

A equipe brasileira chegou com perigo aos 19. Daniel Alves cruzou da direita e Casemiro, no segundo pau, ajeitou para trás. A bola chegou até Martinelli, que chutou mascado e mandou à esquerda do gol. Éder Militão ainda tentou desviar no meio do caminho, mas não alcançou.

Sentindo a necessidade de mais presença no campo de ataque, Tite trocou o volante Fred pelo atacante Richarlison aos 26. Assim, ganhou uma referência na área e recuou Paquetá, ganhando mais um jogador na criação das jogadas.

Aos 29, a jogada mais perigosa do Brasil. Neymar foi lançado pela esquerda e bateu cruzado para ótima defesa de Gonda. No rebote, enquanto Raphinha carimbou o travessão, Richarlison foi derrubado na área. Pênalti cobrado pelo próprio Ney, que deslocou o goleiro com tranquilidade para abrir o placar.

O Japão é a maior vítima de Neymar pela Seleção Brasileira. Já são nove gols - sendo quatro em apenas um jogo, em 2014, em amistoso realizado em Singapura. No total, foram cinco duelos contando com o de hoje. Peru, com seis, e Estados Unidos, com cinco, vêm logo atrás.

Com mais essa vitória, o Brasil segue com preparação muito bem encaminhada para a Copa do Mundo. A Seleção só deve voltar a campo em setembro, na última Data Fifa antes do Mundial do Catar, que acontece em novembro.

< Unidos do Viradouro vira Patrimônio Imaterial de Niterói Fundador da banda de rock Bon Jovi morre aos 70 anos <