Esporte
Niterói vai sediar campeonato mundial de canoa havaiana
Evento vai reunir mais de 800 atletas na Praia de São Francisco

A Praia de São Francisco, em Niterói, será palco de um momento histórico no esporte mundial. Pela primeira vez realizado no Brasil no formato maratona, o Campeonato Mundial de Va’a 2025 vai reunir 819 atletas de 26 países, entre os dias 15 e 20 de agosto, em um evento que promete unir esporte, cultura e a forte conexão com o mar — marca registrada da cidade.
A cerimônia de abertura acontece no dia 15, às 19h, com entrada gratuita. A programação inclui shows, praça de alimentação e expositores. Já no dia seguinte, a partir das 7h, começam oficialmente as disputas da modalidade, que terão percursos de até 24 quilômetros, com largada na Baía de Guanabara, passando pela Praia de Piratininga e retornando a São Francisco.
“A realização do Mundial de Va’a em Niterói é motivo de orgulho para a nossa cidade. É uma oportunidade única de celebrar o esporte, valorizar nossa conexão com o mar e mostrar ao mundo as belezas naturais e culturais que fazem de Niterói um lugar especial", afirma o prefeito Rodrigo Neves.
O evento é organizado pela Federação Internacional de Va’a (IVF) e pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), com apoio da Prefeitura de Niterói. A cidade se torna o centro das atenções de um dos esportes que mais crescem no cenário internacional e que tem profundas raízes nas culturas polinésias.
“Esse evento coloca Niterói no mapa mundial da modalidade, valoriza nossos clubes, inspira novos praticantes e mostra como o esporte pode unir culturas, impulsionar a economia e promover saúde e inclusão”, celebra a vice-prefeita Isabel Swan, que também é praticante de canoa polinésia.
Entre os países participantes estão Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Fiji, França, Havaí, Nova Zelândia, Samoa Americana, Tahiti e outros representantes das Américas, Europa e Oceania.
“Ter o Mundial de Canoa Havaiana em Niterói é motivo de enorme orgulho para todos nós. A cidade tem se consolidado como um dos principais polos de esportes ao ar livre do país”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo.
O Brasil chega forte na disputa por medalhas, com nomes promissores e equipes experientes:
Masculino:
- Luan dos Reis – V1 Júnior 16
- Kaique Passos – V1 Júnior 19
- Equipe Brasil V6 – Júnior 19, Master 40 e Master 50
- Mauro Fernandes – V1 Master 50
Feminino:
- Luana Vitorazo – V1 Open
- Nina Peres – V1 Júnior 19
- Marta Terra – V1 Master 50
- Equipe Brasil V6 – Master 40


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!