Lacrado
BioParque fecha novamente após novas mortes de aves no Rio
Essa é a segunda vez neste mês que o local é interditado

O BioParque do Rio, zoológico localizado na Quinta da Boa Vista, suspendeu novamente a visitação ao público a partir desta quarta-feira (30) por causa da morte de quatro aves: três marrecos e uma maritaca. A medida foi tomada para evitar a propagação do vírus da gripe aviária. Essa é a segunda vez neste mês que o local é fechado.
Desde o dia 17 de julho, uma parte do zoológico, chamada de Savana Africana, já estava interditada. Na ocasião, 16 galinhas-d’angola e dois pavões morreram após a confirmação de infecção pelo vírus da gripe aviária, do tipo H5N1. Com os quatro casos mais recentes, o número de aves mortas no zoológico chegou a 22.
Segundo o comunicado oficial divulgado nas redes sociais do BioParque, “o BioParque do Rio confirma o registro de 4 novos óbitos de aves em uma área distinta da inicialmente afetada. Como medida preventiva e alinhada aos mais rigorosos protocolos internacionais de biossegurança, o BioParque do Rio decidiu, de forma voluntária e preventiva, suspender temporariamente as visitas”.
A nota diz ainda que “com total transparência, responsabilidade e compromisso com o bem-estar animal, a equipe técnica junto às autoridades competentes segue realizando um monitoramento contínuo, adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança”.
Tempo indeterminado
O parque ficará fechado por tempo indeterminado. Quem comprou ingresso antecipado pode solicitar reembolso pelo site do BioParque.
No último dia 25, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a presença do vírus da gripe aviária nas aves do zoológico. A detecção foi feita após um alerta da Secretaria de Estado de Agricultura, que investigou as mortes súbitas de galinhas-d’angola no local. O material coletado foi analisado em Campinas, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que confirmou o vírus H5N1.
Todos os animais com suspeita de contaminação foram eliminados como medida sanitária. A ação segue os protocolos para evitar a transmissão da doença para outras aves e garantir o controle da situação.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!