Conflito
Peñarol veta torcida do Botafogo no Uruguai; clube carioca contesta
Decisão pegou o Alvinegro e a Conmebol de surpresa
O Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, anunciou nesta segunda-feira (28) que o duelo entre Peñarol e Botafogo, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores, em Montevidéo, não contaria com a presença da torcida visitante.
O motivo seria a preocupação com a segurança nos arredores do estádio, depois da confusão entre torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro, antes do jogo de ida, na última quarta-feira.
Na ocasião, mais de 200 uruguaios foram presos por furtarem lojistas locais e entrarem em confronto com brasileiros na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
Após o anúncio inesperado, o Botafogo publicou uma nota em suas redes sociais contestando a decisão e se mostrando surpreso com a proibição dos torcedores do clube na partida desta quarta-feira (30). No comunicado, o Alvinegro que o Peñarol está infringindo o regulamento da Conmebol e deve ser punido, e afirma que o clube uruguaio abre um “precedente perigoso”.
Além disso, o Glorioso disse confiar na Conmebol e afirmou que entreou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério dos Esportes, a Polícia Federal e a Interpol para garantir a segurança dos torcedores do Botafogo que já estão no Uruguai.
O Botafogo foi surpreendido, na tarde desta segunda-feira (28), com um ofício do Ministério do Interior do Uruguai formalizando, por razões de segurança, o veto à presença de torcedores do Botafogo no jogo da volta da semifinal da Libertadores, contra o Peñarol, no Estádio… pic.twitter.com/4DyVY3dbwb
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 28, 2024
Conmebol se posiciona
Na noite desta segunda, a Conmebol enviou um ofício à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) exigindo a presença da torcida do Botafogo na partida de volta da semifinal da Copa Libertadores contra o Peñarol, no Campeón Del Siglo.
O ofício destaca que essa proibição deveria ter sido notificada oito dias antes da partida e que cerca de 2 mil ingressos já foram comprados pela torcida do Botafogo. A Conmebol ainda exigiu que o clube uruguaio, junto com o Ministério do Interior, enviem por escrito, até às 10 horas (de Brasília) desta terça-feira, todas as medidas de segurança para a partida.
Caso contrário, a entidade que rege o futebol na América do Sul pode exigir que a partida seja disputada com portões fechados ou ainda mudar o local do jogo.
Com a goleada por 5 a 0 no primeiro jogo, na última quarta-feira, no Nilton Santos, o Botafogo pode até perder por quatro gols de diferença para garantir vaga em sua primeira final de Copa Libertadores. Por outro lado, o Peñarol precisa devolver os cinco tentos de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
O Glorioso volta a campo amanhã, pela semifinal da Libertadores! PRA CIMA! 🔥🌎 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/KR81jyYqaQ
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 29, 2024
Confira o ofício da Conmebol
Senhor Ignacio Alonso, Presidente da Associação Uruguaia de Futebol
Estimado Presidente,
Dirigimo-nos a você em nome e representação da Conmebol em relação à comunicação recebida hoje por parte do Ministério do Interior, que nos informa que o jogo do dia 30 de outubro de 2024 entre Club Atlético Peñarol e Botafogo de Futebol e Regatas, correspondente às semifinais da Conmebol Libertadores, se disputará exclusivamente com a presença do público local, ou seja, do Club Atlético Peñarol.
Sobre isso, queremos recordar que esta notificação deveria ter sido emitida com pelo menos oito dias de antecipação à data do jogo. Aproximadamente 1.600 ingressos já foram vendidos para os torcedores do Botafogo, que, em sua maioria, já estão a caminho da cidade de Montevidéu.
Que, em outras ocasiões, o Ministério do Interior classificou os jogos do Club Atlético Peñarol como de “alto risco”, havendo o clube tomado todas as medidas de segurança e logística necessárias para levar a cabo a partida em estreito cumprimento ao estabelecido no Regulamento da Competição.
É por isso que solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai juntamente com o Club Atlético Peñarol garantam por escrito que se encontram dadas as condições de segurança necessárias para a realização da partida com a presença de ambas as torcidas, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes do dia 29 de outubro, às 10h (horário do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva no direito de:
1. Estabelecer que a partida pelas semifinais se jogue sem público; ou
2. Mudar a partida para outro território, conforme o disposto no Art. 4.2.2 do Manual de Clubes".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!