Esportes

Pista de 'Downhill' será reinaugurada com desafio no Parque da Cidade

A pista Waimea passou por revitalização no Parque da Cidade. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

Uma das principais pistas de treinamento de mountain bike e downhill do estado do Rio de Janeiro, a Waimea, que fica num dos pontos turísticos mais bonitos de Niterói, o Parque da Cidade, será aberta neste final de semana, após passar por uma repaginação total.

Os atletas já poderão estrear a pista, participando do Desafio MB Downhill 2019, no sábado (28). As inscrições podem ser feitas de 8h até 9h30 no local, e a competição tem horário previsto para as 11h.

Com 270 metros de altura, a pista fica entre os bairros de São Francisco e Piratininga, dentro de uma área de preservação. O Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. É uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia, na segunda metade da década de 70.

“Niterói vem se tornado a cidade dos esportes, com competições em modalidades diversificadas. Com a reformulação da Waimea, os atletas irão receber uma das melhores pistas do País”, observou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

A reforma da pista atendeu as reivindicações dos atletas da modalidade. A trilha Waimea ganhou cinco novas rampas, muro de contenção e passarelas, desobstrução de espaços, entre outras adaptações.

A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) executou as intervenções nas rampas para as manobras e a passagem para os atletas, assim como o muro de contenção e a passarela. O investimento foi de R$ 343 mil

“A revitalização pode consolidar a pista como uma das principais para prática do esporte no País. A obra foi realizada obedecendo todos os critérios e conceitos de preservação ambiental. Os trabalhos foram acompanhados de perto pela administração do Parque”, informou o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

A revitalização do espaço fez parte de uma parceria entre o Ministério do Esporte, Prefeitura de Niterói através da Emusa e Caixa Econômica Federal.

< Ambulantes se arriscam em meio aos carros na Ponte Câmara aprova serviço de cremação em São Gonçalo <