Sub-21

Prêmio 'Golden Boy' só tem um brasileiro entre os 100 indicados

Tradicional evento elege o melhor jogador Sub-21 da Europa

Lateral Yan Couto foi destaque da Seleção nas categorias de base
Lateral Yan Couto foi destaque da Seleção nas categorias de base |  Foto: Alexandre Loureiro/CBF
 

O jornal italiano 'Tuttosport' divulgou, nesta quarta-feira (15), a lista dos 100 jovens jogadores indicados ao prêmio Golden Boy 2022. A tradicional premiação elege toda temporada o melhor atleta Sub-21 de todo o continente europeu. Apenas um brasileiro aparece entre os nomes citados.

Trata-se de Yan Couto, lateral-direito revelado pelo Coritiba, que pertence ao Manchester City-ING e atuou nesta temporada pelo Braga-POR por empréstimo. O jogador de 20 anos foi vendido em 2020 por 6 milhões de euros (R$ 30 milhões na cotação da época). 

Além do Sub-23 do City e do Braga-POR, Yan também defendeu o Girona - já emprestado pelos ingleses. O jovem se destacou na Seleção Brasileira Sub-17 e foi campeão mundial da categoria. O talento precoce fez com que ele fosse mapeado pela equipe de Manchester e fizesse apenas uma partida pelo time profissional do Coxa.

Com contrato até o fim de 2025, Couto volta à Inglaterra após dois empréstimos que o valorizaram financeiramente e deram experiência dentro de campo. A expectativa é que ele seja utilizado entre os profissionais dos Sky Blues pela primeira vez na temporada 2022/23.

Dois nomes brasileiros já venceram o Golden Boy desde 2003. O volante Anderson, em 2008, pelo Manchester United-ING, e o atacante Alexandre Pato, em 2009, pelo Milan-ITA. Nomes de sucesso do futebol também já levantaram o prêmio, como Messi, Rooney, Agüero, Ballotelli, Pogba, Mbappé e Haaland.

Concorrentes

Os outros 99 candidatos trazem nomes ainda desconhecidos mundialmente e outros já consagrados - que prometem dificultar as chances de Yan Couto. Camavinga, campeão da Champions League com o Real Madrid-ESP, e Ansu Fati, destaque no Barcelona-ESP, são alguns dos favoritos.

O clube catalão, inclusive, tem mais outros três indicados: Gavi, Pedri e Nico González. Adeyemi, do Borussia Dortmund, também já faz sucesso entre os profissionais. Para conferir a relação completa, basta clicar aqui.

< Torre d'água desaba em prédio e deixa mulher ferida no Rio Ação no Salgueiro termina com dois baleados e fuzil apreendido <