Esportes

Projeto Craque do Amanhã recebe jogador do Fluminense em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Craque do Amanhã recebe jogador do Fluminense em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Lucas Alvarenga
O padrinho Paulo Henrique Ganso foi muito festejado pelas crianças. Foto: Lucas Alvarenga

O projeto social Craque do Amanhã recebeu, nesta terça-feira (14), o padrinho Paulo Henrique Ganso, jogador do Fluminense, e Capitão Nelson (PL), prefeito de São Gonçalo, para a festa de Natal. A celebração, que contou com uma gincana entre os alunos, aconteceu no Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, São Gonçalo.

O meia de 32 anos, que é padrinho do projeto social ao lado dos também jogadores Vágner Love e Ibson, além da atriz Juliana Paes, comentou a sua primeira visita à nova filial.

"Nossa expectativa aqui é que vocês virem grandes pessoas, de muito caráter, estudem bastante e se tornem grandes advogados, médicos ou quem sabe até jogadores de futebol. Mas que possam ser grandes profissionais e realizem os sonhos de vocês. Um beijo a todos", comentou.

Já o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), exaltou os envolvidos na criação e no dia-a-dia do projeto.

"Agradecer a presença do Paulo Henrique Ganso e parabenizar o nosso amigo Felipe [Espose, coordenador do Craque do Amanhã] por esse grande projeto que atende cerca de 200 crianças. Nós não esperamos que todos vocês virem craques de futebol, a meta primordial é que sejam todos cidadãos de bem e estejam prontos para integrar a sociedade", começou.

"Parabenizo também o vereador Beto da Serraria, a Enel e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do governador Cláudio Castro (PL), que vem patrocinando este projeto e lançando inúmeras pautas em São Gonçalo através do trabalho do Felipe, que é o grande personagem deste evento", encerrou.

Sustentabilidade

Na gincana realizada entre os alunos inscritos no projeto, foram arrecadadas 20 toneladas de material reciclável. Divididas em equipes, as crianças vencedoras foram premiadas com chocolates, bicicleta e um aparelho celular - além de medalhas e troféus.

Com a intenção de estimular atitudes sustentáveis, os jovens tinham o objetivo de arrecadar resíduos recicláveis que serão revertidos em bônus na conta de luz para 12 instituições sociais por meio do programa Ecoenel. Foram arrecadados 20 toneladas de material reciclável neste processo que se iniciou há cerca de dois meses.

Durante a gincana, foram realizadas 40 trocas de geladeiras antigas por modelos mais novos e mais eficientes para os pais dos alunos do projeto, que estão ainda participando de palestras com dicas de economia de energia elétrica e economia circular.

Papo com Ganso

Perguntado sobre a semelhança entre marcar um gol no estádio lotado e ver o sorriso das crianças do Craque do Amanhã, o jogador foi enfático ao valorizar o projeto social no qual é padrinho.

"Sempre disse que o gol é a sensação máxima do futebol, mas poder ajudar a criançada, quando muitas delas não têm oportunidade de ter qualidade de vida, uma boa educação, então para mim é a melhor sensação possível. Isso não tem preço, isso é a vida. Futebol daqui a pouco a gente para. Aqui, não. Segue para a vida toda e vai ficar marcado tanto para mim quanto para eles e para as famílias", afirmou.

Sobre o futebol, Ganso falou sobre a realidade do Fluminense, clube que irá defender em 2022, e os desafios que o aguardam dentro de campo.

"Uma pena que o Bragantino tenha feito aquele gol no último minuto [na última rodada do Brasileirão, tirando a classificação direta do Fluminense à Libertadores]. Que sirva de lição a forma como perdemos muitos pontos durante o campeonato, principamente contra as equipes da parte de baixo da tabela. Agora a preparação vai ser a melhor possível, o presidente [Mário Bittencourt] vem buscando qualificar ainda mais o elenco e fico feliz de estarmos nos reforçando bem. Que a gente possa fazer um grande ano, começando pelo Carioca e, em seguida, já a pré-Libertadores", finalizou.

Craque do Amanhã

O Projeto Craque do Amanhã reconhece o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos Direitos Humanos e inclusão social. E a partir disso é que o Craque do Amanhã adota estratégias didáticas e desenvolve metodologias participativas que trabalhem Olhar – Refletir – Agir, em três eixos principais: Família, Escola e Esporte.

Toda a ação metodológica do projeto é orientada a partir das premissas da UNICEF, presentes no Guia de Esporte e Cidadania, são eles: inclusão de todos; construção coletiva; respeito à diversidade; educação integral; rumo à autonomia.

A iniciativa desenvolve ações de impacto nas esferas familiar, escolar e esportiva, numa perspectiva de formação integral do jovem, formando cidadãos, fortalecendo o seu protagonismo, possibilitando o seu acesso a oportunidades e, como consequência, estimulando uma nova visão de futuro.

< Polícia recupera carga e cancela churrasco do tráfico em SG Dose de reforço da Janssen a partir desta quarta em São Gonçalo <