Xadrez

Promotoria pede prisão de Neymar, que pode perder a Copa do Mundo

Atacante será julgado em outubro, um mês antes do Mundial

Neymar é alvo de processo da DIS, grupo de empresários pertencente à Sonda
Neymar é alvo de processo da DIS, grupo de empresários pertencente à Sonda |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O Tribunal de Justiça de Barcelona solicitou a prisão do atacante Neymar em um processo referente à sua venda do Santos ao Barcelona, em meados de 2013. Em processo que se arrasta há anos, o jogador será julgado em outubro, um mês antes da Copa do Mundo.

A promotoria solicita até cinco anos de prisão para Neymar. Ele enfrentará uma audiência oral antes do Mundial do Catar, para prestar esclarecimentos sobre a transferência. As acusações passam por corrupção e fraude contratual, com envolvimento de seus pais e também dos ex-presidentes do Barcelona, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell. 

A denúncia foi oferecida pelo grupo de empresários que possuía uma fatia dos direitos econômicos do jogador e alega ter sido escanteada durante as negociações. Segundo documentos do processo, um contrato de 40 milhões de euros foi assinado entre Neymar e Barcelona sem conhecimento da empresa.

Além do prejuízo financeiro, a DIS reclama a quebra da regra de livre concorrência no mercado de transferências. Somado à prisão do atacante, o processo solicita também o pagamento de uma indenização de 150 milhões de euros (R$ 813 milhões).

Caso a solicitação da promotoria seja acatada, o jogador consequentemente perderia a Copa do Mundo. O jogador ainda não se manifestou sobre o assunto e está no Japão, onde participa da pré-temporada do Paris Saint-Germain.

< Com Arão, time de Jorge Jesus é eliminado da Champions Chá revelação não sai como esperado e tia fica toda pintada de roxo <