De saída
Renato Gaúcho deixa o Flu após eliminação e agressões no Maracanã
Decisão do treinador pegou todos de surpresa

A passagem de Renato Gaúcho pelo comando do Fluminense terminou na noite desta terça-feira (23). Na entrevista após a eliminação do time tricolor diante do Lanús, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o treinador pegou todos de surpresa e anunciou que pediu demissão do clube.
“Eu acabei de pedir demissão para o presidente. Então, a partir de agora, vai estar um outro cara aqui. Vocês (jornalistas) vão fazer as mesmas perguntas para ele e quero ver as respostas. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, afirmou Renato.
Fim de jogo.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) September 24, 2025
Voltamos a campo no domingo, contra o Botafogo, no Maracanã. pic.twitter.com/5fPM4mPO1i
No jogo de ida pelas quartas da Sul-Americana, disputado na Argentina, o Fluminense acabou derrotado por 1 a 0. Nesta terça, empurrado pela torcida no Maracanã, o time tricolor chegou a sair na frente com Canobbio, mas Aquino marcou o gol da classificação do Lanús.
“Eu sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente, saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil”, disse Renato.
Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar minha cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando sobre futebol, já que entendem pra caramba”
Com Renato, também saem os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. Por meio de post no X, o Fluminense agradeceu “aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho” e desejou sorte nas respectivas carreiras. De forma interina, o auxiliar-técnico permanente Marcão assume o comando da equipe.
O Fluminense FC informa que Renato Gaúcho não está mais à frente do comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após a partida desta terça-feira (23/09).
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) September 24, 2025
Também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O clube agradece aos profissionais por… pic.twitter.com/cav2JkZd5e
Confusão na torcida do Lanús
Um fato que também marcou a partida foi uma confusão no meio da torcida do Lanús, no Maracanã. A briga aconteceu entre os argentinos e policiais durante o intervalo do jogo, quando o Fluminense ainda vencia por 1 a 0.
O tumulto atrasou o início do segundo tempo, e as equipes não puderam retomá-lo enquanto a confusão não cessasse. Em determinado momento, os próprios jogadores do Lanús foram até a frente do setor visitante para pedir que os ânimos se acalmassem. Após cerca de 20 minutos, a bola voltou a rolar.
Segundo a Polícia Militar, houve depredação de cadeiras no setor onde estava a torcida do Lanús.
""Na noite desta terça (23), durante o jogo entre Fluminense e Lanus, policiais do Bepe precisaram intervir em uma briga entre torcedores do time visitante. Houve depredação de cadeiras do estádio, sendo necessário o uso de técnicas e tecnologias de menor potencial ofensivo para o restabelecimento da ordem. Nesta ação, um dos policiais foi agredido e um torcedor capturado e conduzido ao JETGE.", diz a nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!