Esportes

São Gonçalo apenas empata com Serra Macaense e está fora das semifinais do Carioca

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo apenas empata com Serra Macaense e está fora das semifinais do Carioca
|  Foto: Foto: Reprodução
A equipe do Çalo pressionou nas bolas paradas, mas não conseguiu marcar. Foto: Reprodução

Não foi desta vez. O São Gonçalo ficou no 0 a 0 com o Serra Macaense nesta quarta-feira (17), no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, e não conseguiu se classificar às semifinais da Taça Waldir Amaral, o segundo turno da Série B1 do Campeonato Carioca.

O confronto decisivo começou bastante estudado de ambos os lados - visto que qualquer deslize poderia significar uma eliminação do segundo turno. Os primeiros 20 minutos não tiveram grandes chances de gol e concentraram a disputa pela posse de bola na região central do gramado.

Depois da parada técnica para reidratação, as equipes começaram a se soltar. A primeira chegada perigosa do Çalo foi aos 25 minutos, quando Eberson dominou pela direita e lançou para Shayder na infiltração. Ele invadiu a área pela ponta e chutou cruzado com perigo, mandando pela linha de fundo.

O Mais Querido passava a maior parte do tempo no campo de ataque, rondando a área dos mandantes e tentando encontrar espaços para criar as chances de perigo. No entanto, acabava afunilando muito as tentativas e, com o meio muito povoado, acabava pecando no último passe.

Aos 37, em falta na intermediária, o centroavante Sorriso assumiu a cobrança e soltou uma bomba, acertando no cantinho direito - mas o goleiro Lucão saltou bem para fazer a defesa na ponta dos dedos. O São Gonçalo pressionava cada vez mais e criava chances perigosas, já que precisava da vitória para se classificar diante dos resultados do momento.

Já o Serra Macaense, que precisava apenas de um empate para se garantir nas semifinais, tentava segurar o jogo sem forçar muito nos contra-ataques. Jogando de maneira absolutamente cautelosa, a equipe serrana se fechava com pelo menos oito jogadores no primeiro terço do campo, complicando as triangulações do time gonçalense.

Segundo tempo

A segunda etapa continuou bastante movimentada, com o São Gonçalo pressionando ainda mais. Aos 7, Sorriso invadiu a área e caiu ao driblar o goleiro. Ele pediu o pênalti, mas foi ignorado pelo árbitro. Na sequência, aos 13, Matheus Valença cruzou da direita e Shayder, sozinho na entrada da pequena área, cabeceou por cima do gol.

O Çalo seguia insistindo com cruzamentos, mas errando nas finalizações. Com pouca articulação dos armadores, o "chuveirinho" era a saída mais fácil para pressionar nos 45 minutos finais. O lateral Matheus Valença era um dos mais acionados na linha de fundo. Sorriso, acostumado a decidir, aparecia pouco até então.

A chance mais clara aconteceu aos 34 minutos. Matheus levantou da intermediária, Shayder cabeceou para trás e o zagueiro Allan Rosário cabeceou na trave. No rebote, o próprio Shayder finalizou prensado com o goleiro Lucão, que evitou o gol. Na sequência, a bola ficou viva na pequena área até a zaga cortar para escanteio.

Aos 41, o São Gonçalo comemorou gol mesmo sem balançar as redes. O motivo é a notícia que chegava da Rua Bariri: o Olaria acabara de virar o placar sobre o Rio São Paulo. Com esta combinação de resultados, o Mais Querido ficava com o segundo lugar do Grupo A, garantindo um lugar nas semifinais do segundo turno.

O jogou chegou ao fim sem gols e também sem uma definição da classificação, já que as duas equipes dependiam de outros resultados. Mesmo após o apito final, os jogadores permaneceram em campo no aguardo das notícias de resultados nos outros confrontos.

O balde de água fria foi a virada do 7 de Abril sobre o Goytacaz. A equipe, que tinha sete pontos e poucas chances de classificação, aproveitou os tropeços de São Gonçalo, Pérolas Negras e Rio São Paulo - assumindo a liderança. O segundo lugar ficou para o Pérolas Negras, que arrancou um ponto do Campo Grande fora de casa. Já o Rio São Paulo perdeu de virada para o Olaria.

Nas semifinais, 7 de Abril e Serra Macaense se enfrentam no CFZ, no Recreio dos Bandeirantes. No outro confronto, Olaria e Pérolas Negras se encaram na Rua Bariri. Os dois duelos acontecem no próximo sábado (20), às 15h. O campeão da Taça Waldir Amaral encara o Pérolas na grande final; caso a própria equipe de Resende vença também o segundo turno, a decisão será contra o Olaria, líder da classificação geral.

Eliminado, o São Gonçalo não tem mais compromissos na atual temporada. O clube aguarda agora a definição do calendário de 2022 para planejar seu elenco e sua pré-temporada.

< Walcyr Carrasco detona Camila Queiroz: 'Por mim nunca mais pisa na Globo' Aplicação do Enem está mantida, diz presidente do Inep <