Esportes
São Gonçalo tem participação confirmada na Série B1 do Campeonato Carioca
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirmou os participantes e a divisão dos grupos das Séries B1 e B2, terceira e quarta divisões do Campeonato Carioca, respectivamente. Ambas as competições terão início ainda em setembro e finalizarão a remodelagem do futebol estadual realizada em 2021.
Com o fim da Seletiva, espécie de "limbo" entre a elite e a disputa do acesso, o Cariocão ganhou mais uma divisão - subindo de quatro para cinco. Com a realocação dos clubes, as Séries B1 e B2 precisaram aguardar o fim da A2 (segunda divisão) e da C (quinta) pois rebaixamentos e acessos definiriam seus participantes.
Búzios e Paduano foram os finalistas da Série C e entram na disputa da B2. Quem chega na B1 após ser rebaixado na A2 é o Duque de Caxias. O São Gonçalo, também na B1, é o único clube da Região Metropolitana dentre os 24 participantes da duas divisões intermediárias.
Formatos e clubes
As Séries B1 e B2 têm formatos diferentes de disputa. Enquanto a Terceirona acontece no formato tradicional de dois grupos e dois turnos com campeões se enfrentando na final, a Quartona é disputada em pontos corridos e turno único, classificando os quatro primeiros para as semifinais.
O Grupo A da B1 reúne 7 de Abril, Carapebus, Pérolas Negras, Rio-São Paulo, São Gonçalo e Duque de Caxias; já o Grupo B tem Campo Grande, Goytacaz, Nova Cidade, Olaria, Serra Macaense e Serrano. O primeiro turno é chamado de Taça Maracanã, enquanto o segundo tem o nome de Taça Waldir Amaral.
A B2 coloca frente a frente Araruama, Barra da Tijuca, Barra Mansa, Bonsucesso, Búzios, Campos, Ceres, Mageense, Paduano, Queimados, Tigres e Casimiro de Abreu.
A terceira divisão tem início agendado para 18 de setembro. Já a quarta divisão começa na semana seguinte, no dia 26. O São Gonçalo mandará seus jogos no Alzirão, em Itaboraí.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!