Esportes

Seleção Brasileira recebe Uruguai pelas Eliminatórias para encerrar Data FIFA

Imagem ilustrativa da imagem Seleção Brasileira recebe Uruguai pelas Eliminatórias para encerrar Data FIFA
Brasil treinou no campo do jogo desta quinta-feira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira recebe a equipe do Uruguai nesta quinta-feira (14), às 21h30, na Arena da Amazônia, para encerrar sua participação na atual Data FIFA. A partida fecha a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 - após vencer a Venezuela e empatar com a Colômbia.

A comissão técnica brasileira já faz contas para garantir a classificação antecipada ao Mundial. Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento no último jogo, o Brasil chega a 31 pontos em caso de vitória em Manaus - número considerado suficiente pelo matemático Tristão Garcia para carimbar o passaporte para a Copa.

Desde que a disputa das Eliminatórias da América do Sul migrou para o formato atual, há mais de 20 anos, a maior pontuação obtida por um quarto colocado - ou seja, último classificado direto sem repescagem - foi de 30 pontos. O caso aconteceu com o Paraguai, nas Eliminatórias para o Mundial de 2002.

Panorama

O quarto lugar desta edição, no momento, é justamente o Uruguai. A seleção celeste busca a reabilitação após a dura derrota diante da rival Argentina, por 3 a 0, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A equipe comandada por Óscar Tabárez, com uma derrota e um empate, ainda não venceu nesta Data FIFA.

Já o Brasil, isolado na liderança, tem como motivação principal o reencontro com sua torcida. Já são mais dois anos longe do público - que terá 14 mil lugares à disposição. Para garantir seu ingresso, o torcedor precisará comprovar o ciclo vacinal completo ou apresentar um teste negativado do tipo RT/PCR realizado há menos de 48h.

Escalações

O técnico Tite deve promover pelo menos cinco mudanças na equipe titular. O zagueiro Éder Militão, com um problema muscular na coxa, dá lugar a Lucas Veríssimo. O experiente Thiago Silva ganha a vaga de Marquinhos. O zagueiro/ala Emerson Royal ocupa a vaga de Danilo. Por fim, Gabigol sai para a entrada de Raphinha.

Assim, a Seleção Canarinha deve ir a campo com Éderson, Emerson Royal, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Raphinha; Neymar e Gabriel Jesus.

Já o Uruguai festeja a volta da estrela Edinson Cavani, que perdeu muitos jogos, tanto pela seleção como pelo Manchester United, devido a uma lesão muscular. Ainda buscando seu melhor condicionamento físico, ele entra na equipe após ficar no banco contra a Argentina. Piquerez e De la Cruz também serão novidades no onze inicial.

Desta forma, os visitantes começam o jogo com Muslera, Nández, Coates, Godín e Piquerez; Vecino, Valverde, Bentancur e De la Cruz; Luis Suárez e Cavani.

Arbitragem

  • Árbitro: Fernando Rapallin (ARG)
  • Auxiliar 1: Juan P. Bellati (ARG)
  • Auxiliar 2: Diego Bonfa (ARG)
  • Quarto árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • VAR: Mauro Vigliano (ARG)
< Tiroteio e tentativa de assalto interditam Linha Amarela, no Rio Terror brasileiro em Hollywood: Zé do Caixão ganhará remake americano <