Esportes

Seleção Brasileira recebe Uruguai pelas Eliminatórias para encerrar Data FIFA

Imagem ilustrativa da imagem Seleção Brasileira recebe Uruguai pelas Eliminatórias para encerrar Data FIFA
|  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Brasil treinou no campo do jogo desta quinta-feira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira recebe a equipe do Uruguai nesta quinta-feira (14), às 21h30, na Arena da Amazônia, para encerrar sua participação na atual Data FIFA. A partida fecha a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 - após vencer a Venezuela e empatar com a Colômbia.

A comissão técnica brasileira já faz contas para garantir a classificação antecipada ao Mundial. Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento no último jogo, o Brasil chega a 31 pontos em caso de vitória em Manaus - número considerado suficiente pelo matemático Tristão Garcia para carimbar o passaporte para a Copa.

Desde que a disputa das Eliminatórias da América do Sul migrou para o formato atual, há mais de 20 anos, a maior pontuação obtida por um quarto colocado - ou seja, último classificado direto sem repescagem - foi de 30 pontos. O caso aconteceu com o Paraguai, nas Eliminatórias para o Mundial de 2002.

Panorama

O quarto lugar desta edição, no momento, é justamente o Uruguai. A seleção celeste busca a reabilitação após a dura derrota diante da rival Argentina, por 3 a 0, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A equipe comandada por Óscar Tabárez, com uma derrota e um empate, ainda não venceu nesta Data FIFA.

Já o Brasil, isolado na liderança, tem como motivação principal o reencontro com sua torcida. Já são mais dois anos longe do público - que terá 14 mil lugares à disposição. Para garantir seu ingresso, o torcedor precisará comprovar o ciclo vacinal completo ou apresentar um teste negativado do tipo RT/PCR realizado há menos de 48h.

Escalações

O técnico Tite deve promover pelo menos cinco mudanças na equipe titular. O zagueiro Éder Militão, com um problema muscular na coxa, dá lugar a Lucas Veríssimo. O experiente Thiago Silva ganha a vaga de Marquinhos. O zagueiro/ala Emerson Royal ocupa a vaga de Danilo. Por fim, Gabigol sai para a entrada de Raphinha.

Assim, a Seleção Canarinha deve ir a campo com Éderson, Emerson Royal, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Raphinha; Neymar e Gabriel Jesus.

Já o Uruguai festeja a volta da estrela Edinson Cavani, que perdeu muitos jogos, tanto pela seleção como pelo Manchester United, devido a uma lesão muscular. Ainda buscando seu melhor condicionamento físico, ele entra na equipe após ficar no banco contra a Argentina. Piquerez e De la Cruz também serão novidades no onze inicial.

Desta forma, os visitantes começam o jogo com Muslera, Nández, Coates, Godín e Piquerez; Vecino, Valverde, Bentancur e De la Cruz; Luis Suárez e Cavani.

Arbitragem

  • Árbitro: Fernando Rapallin (ARG)
  • Auxiliar 1: Juan P. Bellati (ARG)
  • Auxiliar 2: Diego Bonfa (ARG)
  • Quarto árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • VAR: Mauro Vigliano (ARG)

< Tiroteio e tentativa de assalto interditam Linha Amarela, no Rio Terror brasileiro em Hollywood: Zé do Caixão ganhará remake americano <