Copa

Sérvia e Camarões empatam em jogão com reações relâmpago no Grupo G

Resultado é bom para o Brasil, que avança em caso de vitória

Jogo foi aberto, dinâmico e com diversas oportunidades de gol
Jogo foi aberto, dinâmico e com diversas oportunidades de gol |  Foto: Divulgação/Fifa
  

Camarões e Sérvia protagonizaram um dos melhores jogos da Copa do Mundo do Catar nesta segunda-feira (28). Jogando no Estádio Al Janoub, as seleções empataram em 3 a 3 com duas reações relâmpago. O resultado é bom para o Brasil no Grupo G, que se classifica antecipadamente se vencer a Suíça. 

Precisando da vitória para seguirem vivas, as equipes começaram o jogo buscando o gol. Enquanto Camarões marcava com pressão e roubava bolas perto da área, mas sem conseguir finalizar. Já a Sérvia dominava a posse de bola e chegou a carimbar a trave aos 10 minutos em bonita jogada individual de Mitrovic. 

Os sérvios seguiam acumulando chances perdidas. Aos 17, após cobrança de lateral pela esquerda, Tadic cruzou na área e a zaga se atrapalhou, deixando a bola à feição para Mitrovic - mas o centroavante perdeu grande oportunidade ao chutar de primeira para fora, à direita da meta de Epassy.

A primeira chance de Camarões foi logo na sequência, aos 18. Kunde foi lançado em profundidade pelo lado direito, ganhou do defensor na velocidade, invadiu a área e soltou o pé em chute cruzado - parando em boa defesa do goleiro Vanja Milinkovic-Savic, que espalmou para escanteio. 

Apesar da superioridade da Sérvia, foi Camarões quem abriu o placar. Em cobrança de escanteio de Kunde, a bola foi desviada no primeiro pau por N'Koulou e Castelletto, totalmente livre no segundo pau, apenas empurrou para o gol. Um a zero aos 28 minutos. 

Os sérvios tentavam pressionar, mas erravam na definição das jogadas. Seja nos passes, seja nas finalizações, o comando de ataque pecava nas tomadas de decisão e demonstravam ansiedade diante do prejuízo parcial no placar. 

Camarões quase ampliou o marcador aos 42. Em nova roubada de bola no campo de ataque, Kunde invadiu a área com liberdade e finalizou rasteiro para boa defesa de Vanja Milinkovic-Savic. O rebote voltou nos pés do próprio Kunde, que desta vez bateu para fora. 

Com o resultado na mão, os Leões vacilaram já nos acréscimos e permitiram o empate. Aos 46, em falta frontal cruzada por Tadic, a bola chegou até Pavlovic no meio da área. Ele subiu mais que os defensores e cabeceou cruzado, sem chances para Epassy.

Antes mesmo do intervalo, aos 48, a Sérvia aproveitou o apagão defensivo de Camarões para virar o placar. N'Kolou foi desarmado na entrada da área e a bola chegou até Sergej Milinkovic-Savic após rápida troca de passes. Ele finalizou no canto esquerdo de Epassy e virou o placar.

A Sérvia ainda quase marcou o terceiro. Mitrovic recebeu a bola na entrada da área e tinha dois companheiros livres diante de uma defesa muito mal posicionada. No entanto, foi fominha e optou pela finalização, que desviou na marcação e saiu em escanteio.

O primeiro tempo terminou com a posse de bola dominada pela Sérvia, com cerca de 60% - mas com a efetividade parecida com a de Camarões, com 7 finalizações, sendo 3 no gol, contra 7 da Sérvia, com apenas dois - justamente as dos gols - na direção a meta. 

Segundo tempo 

A etapa complementar continuou da forma que se encerrou o primeiro tempo, com domínio da Sérvia e Camarões buscando o resultado. No entanto, já aos 7 minutos, os sérvios ampliaram com linda troca de passes dentro da área. Quatro jogadores tocaram na bola até ela chegar em Mitrovic, que só rolou para o gol vazio. 

Com a folga no placar, a Sérvia segurou ainda mais a posse de bola e tentou amarrar o jogo, diminuindo a velocidade da partida e acabando com a correria - que, naquele momento, favoreceria apenas Camarões.

A partir daí, entrou em campo um personagem fundamental para a história da partida: o atacante Aboubakar. Primeiro, aos 18, ele recebeu lançamento longo vindo do campo de defesa, invadiu a área, deixou o marcador no chão e encobriu o goleiro para diminuir e marcar um dos gols mais bonitos desta Copa.

Minutos depois, aos 20, o lance se repetiu. Mas, ao invés de finalizar, Aboubakar invadiu a área e rolou para Choupo-Moting apenas empurrar para as redes. Nos dois lances, falhou o zagueiro Milenkovic ao dar condição para Aboubakar, que partiu de trás em posição legal.

Assim como a virada da Sérvia no primeiro tempo, Camarões conseguiu uma reação relâmpago para igualar o marcador, deixando o jogo aberto e imprevisível. Aos 30, Mitrovic foi lançado pelo lado direito e perdeu grande chance de recolocar sua seleção à frente do placar.

Embora tenha continuado aberto e com oportunidades criadas dos dois lados, o placar não foi mais alterado e terminou empatado - resultado péssimo para as duas equipes. Pior para Camarões, que precisará vencer o Brasil na última rodada caso queira sonhar com vaga nas oitavas.

Com o resultado, as duas equipes fizeram seu primeiro ponto na competição. O panorama é bom para o Brasil, que garante classificação antecipada em caso de vitória sobre a Suíça - ambos com três pontos, na primeira e segunda posições, respectivamente. 

< Beatle Week Brasil chega a Niterói; veja a programação completa Veja o que abre e o que fecha no jogo desta segunda-feira <