Futebol
Veja o que abre e o que fecha no jogo desta segunda-feira
Expediente de trabalho muda em alguns setores
A Copa do Mundo é motivo para confraternização. Amigos e familiares se unem para torcer pelo Brasil no chamado país do futebol. Mas nem todo mundo tem essa sorte.
Muitas categorias de trabalhadores não foram dispensadas no horário das partidas, como nesta segunda-feira (28), dia em que o time de Tite enfrenta a seleção da Suíça, às 13h (horário de Brasília).
Leia+: Fifa exibirá jogos da Copa em festas no Rio de Janeiro e São Paulo
Nesta Copa, todos os jogos do Brasil, na primeira fase, acontecem em dias de semana e durante o expediente.
Na administração pública federal, uma portaria declarou ponto facultativo, permitindo a liberação dos servidores até duas horas antes dos jogos, no caso de hoje, às 11h.
Mas a liberação deve ficar a cargo das chefias, responsáveis por manter o funcionamento dos serviços considerados essenciais. Quem for liberado, deve compensar as horas não trabalhadas.
No setor privado as regras divergem mais. Os bancos terão horário reduzido e os trabalhadores poderão ir para casa assistir aos jogos, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos.
Alguns comércios vão fechar as portas só durante o jogo, mas os trabalhadores terão que assistir à partida próximo ao serviço porque terão que retomar o expediente em seguida.
No serviço público estadual e municipal as regras variam. Funcionários de todas as capitais brasileiras terão ponto facultativo nos dias dos jogos, com horário reduzido. Em diversas cidades e estados há também a necessidade de compensar as horas não trabalhadas.
UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – funcionarão ininterruptamente durante as datas de jogos da Seleção Brasileira na primeira fase no Rio de Janeiro.
Nos shoppings, o esquema ficou a critério dos lojistas. O funcionamento varia de acordo com o local, mas, em geral, vão fechar meia hora antes do jogo e reabrir após as partidas.
As agências bancárias vão funcionar das 9h às 12h em estados com horário igual ao horário de Brasília, segundo a Federação Brasileira de Bancos.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!