Logo Enfoco


    Esportes

    Surfistas invadem a praia de Ponta Negra no Maricá Surf Pro

    Publicado 27/07/2018 às 10:46 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Até o próximo domingo (29) a praia de Ponta Negra será palco do Maricá Surf Pro Am 2018. A competição, que acontece nas imediações do canal, é organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj) e reúne os melhores atletas do Estado nas categorias amador e profissional, com o apoio da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

    O município foi o escolhido para abrir o Circuito Estadual de Surf Profissional do RJ deste ano e a disputa vai valer 1.000 pontos no ranking estadual, tanto no masculino como no feminino. As próximas etapas estão previstas para acontecerem em agosto e setembro nas praias de Cabo Frio, na Região do Lagos e Praia da Macumba e Grumari, ambas no Rio de Janeiro. “A Federação quis abraçar o surf de Maricá, porque sabe que Maricá tem planos para desenvolver o esporte na cidade. Estamos apoiando a Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN) e queremos abrir as portas da cidade para o mundo todo”, explicou o presidente da Feserj, Guilherme Aguiar.

    Ao lado do prefeito Fabiano Horta, o secretário Geral e de Governo Renato Machado aproveitou a oportunidade para compartilhar uma novidade sobre o projeto de construção de fundo artificial que permitirá a realização de eventos com alto nível técnico em Maricá. “Temos um potencial imenso para o surf, por isso, hoje (26/07) estamos concluindo a licitação do recife artificial que irá controlar as ondas. Em breve, esperamos estar sediando um campeonato mundial de surf aqui no município”, antecipou Renato.

    Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fillipe Bittencourt, esta é uma grande oportunidade para a cidade fomentar a prática esportiva e o turismo. “Trazer um evento como este para Maricá é muito importante, através dele mostramos a nossa cidade para o mundo, trazemos turistas e estimulamos não só a modalidade do surf, como o esporte no todo”, destacou.

    Cerca de 80 atletas amadores divididos em 8 categorias e 80 profissionais divididos em 2 segmentos (masculino e feminino) disputarão esta etapa que terá como premiação a quantia de R$ 15 mil para o vencedor da categoria masculina e R$ 5 mil para a feminina.

    Surfista profissional desde 1990 e terceiro melhor do mundo em 1999, o renomado Victor Ribas falou sobre o Maricá Surf. “Hoje estou com 46 anos e dou aulas de surf e kitesurf em Cabo Frio. Não tenho participado de muitas etapas, mas acho muito importante trazer a disputa para Maricá. Eu ainda não conhecia o potencial das onda de Ponta Negra, mas fiquei amarradão de conhecer um novo lugar e saber que aqui tem uma onda muito boa. Vou começar a frequentar”, afirmou Ribas.

    Atleta bicampeão brasileiro e tricampeão carioca, aos 38 anos o surfista Leo Neves e o filho Valentim Neves participam da competição na categoria profissional. “Sou um dos veteranos desta disputa e o que me manteve no ritmo foi o trabalho que realizo atualmente com outros atletas, passando um pouco do que eu aprendi para essa nova geração do Rio de Janeiro”, contou. Para Leo, que é natural de Saquarema, a iniciativa da Prefeitura é muito importante para o futuro dos atletas. “O principal disso tudo é dar oportunidade para os nossos atletas treinar e poder competir de forma profissional perto de casa. Isto irá gerar novos campeões”, concluiu.

    Velocidade, fluidez, criatividade das manobras e o nível de seus riscos serão alguns dos critérios avaliados pelos julgadores para pontuação. O evento terá seus últimos dois dias reservados para os competidores amadores (Iniciante, Infantil, Petiz – atletas com até 10 anos de idade -, Open local, Feminino Mirim, além de Feminino Infantil e Surdos) e além desta quinta e sexta-feira (26 e 27) destinada aos profissionais.

    PMM

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Cantusca x Campusca: um encontro bem maior do que a própria Quartona

    Próximo artigo
    >

    Oficina de teatro apresenta peça de Naum Alves de Souza

    Relacionados em Esportes