Verde da esperança

Torcedora do Fluminense de 98 anos acredita no título Carioca

Yone Salles ama o Tricolor e é apaixonada pelo ídolo Fred

Yone Salles acompanha o Fluminense desde criança
Yone Salles acompanha o Fluminense desde criança |  Foto: Redes sociais
  

Fluminense e Flamengo decidem pela 13° vez o Campeonato Carioca. O clássico está marcado para este domingo (09), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro vai pisar no gramado do mítico estádio com o resultado 'embaixo do braço'. Já o Tricolor precisa vencer por diferença de dois gols para levar a decisão para os pênaltis ou marcar três vezes para sagrar-se campeão e levar o 33° troféu às Laranjeiras. Apesar dos flamenguistas acreditarem no "já ganhou", uma torcedora em especial crê que o time de Fernando Diniz vai dar a volta por cima: trata-se de Yone Salles da Silva Pereira, de 98 anos, moradora do Pita, em São Gonçalo, e fã de Fred.

"Minha avó acredita que o Fluminense vai ser campeão. Ela vai assistir a partida como sempre faz. Disso, não abre mão. Certa vez, no Brasileiro de 2014, família toda reunida para comemorar o aniversário de bodas de diamante do casamento dela, tivemos que esperar o Fla-Flu acabar para cantar parabéns (risos). Inclusive nesse jogo, o Flu venceu por 2 a 0 e Fred, a paixão dela, fez um gol. Sobre a decisão de domingo, tenho certeza que, apesar do resultado ser difícil, para ela é possível sim. Tomara que o Tricolor não nos decepcione e alegre o coração de dona Yone", contou o jornalista José Jorge Júnior, ao Enfoco.

Minha avó acredita que o Fluminense vai ser campeão. Ela vai assistir a partida como sempre faz. Disso, não abre mão" disse, José Jorge Júnior
  

Leia +: Vale taça! Fla-Flu decidem o Carioca neste domingo; veja escalações

Leia +: Cano se torna um dos maiores artilheiros do Flu na Libertadores

Dona Yone, no entanto, prestes a completar 99 anos no dia 19 de julho, ou seja, dois dias antes do aniversário do clube, que é 21 de julho, continua amando o Fluminense acima de todas as coisas. Mas o sonho mesmo é conhecer Fred, segundo maior artilheiro da história do Tricolor. Quem conta essa paixão é Diogo Cescon, engenheiro de 32 anos, morador da Tijuca, Zona Norte do Rio, outro neto da nonagenária. 

Dona Yone completará 99 anos no dia 19 de julho, ou seja, dois dias antes do aniversário do Fluminense
  

Segundo ele, a história começou quando o Fluminense ganhou o Campeonato Carioca de 2012 e em seguida o Brasileiro. À época, Yone era um ‘menina’ de 87 anos. O tempo passou, o camisa 9 tricolor vestiu outras camisas do futebol brasileiro como a do Atlético-MG, do Cruzeiro, alcançou números impressionantes no clube antes de se aposentar em 2022. 

"O Fred é uma referência para os tricolores. E com a minha avó não seria diferente, pois essa paixão dela com o nosso ídolo começou naquele 2009, ano em que ele marcou gols importantes que nos livraram do rebaixamento", lembrou.

Dona Yone e familiares em aniversário com tema do clube do coração
Dona Yone e familiares em aniversário com tema do clube do coração |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Diogo relembrou também que ele e a avó Yone não deixaram de apoiar o Fluminense em um momento difícil como foi a disputa da Série C, em 1999. O engenheiro acrescenta que os dois foram em quase todos os jogos no Maracanã. Segundo ele, ter virado tricolor foi a melhor coisa que aconteceu na vida. E isso ocorreu após ter ouvido histórias boas e curiosas sobre a nonagenária.

"Ela é uma figuraça. Lembro de causos incríveis vividos ao lado dela, como nos jogos da série C, em 1999, em que ficávamos ouvindo e sofrendo pelo radinho de pilha. Cada gol era uma festa nossa. Mas quando ela era mais nova e morava em Neves, segundo meu pai, ela tinha como hábito, ficar abraçada ao poste em dias de jogos e só saía quando o jogo terminava com a vitória do Fluminense", contou aos risos.

Flamengo e Fluminense já decidiram em 12 oportunidades o Campeonato Carioca. Cada um venceu seis vezes. Quem conquistar o troféu na edição 2023 passa a ser detentor de mais troféus em finais. O Tricolor levou a melhor sobre o adversário em 1936, 1941, 1973, 1984, 1995 e, mais recentemente, em 2022. O Rubro-Negro conquistou o título em 1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021.

< Sortudo aposta sozinho na Mega-Sena e leva R$ 46 milhões em SP Ricardo Alface revela quem indicará para o paredão nesta semana <