Esportes
Vasco domina o Lagarto-SE e goleia na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior
O Vasco estreou com goleada na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira (5), o Cruzmaltino aplicou 5 a 1 no Lagarto-SE, no Estádio Municipal de Santana da Paraíba. Destaque para Figueiredo, que já atuou pelos profissionais, balançando a rede duas vezes. Vinícius e Juan completaram o placar.
Foram os sergipanos que chegaram primeiro. A zaga do Vasco deu bobeira, Erick recebeu nas costas de Zé Vitor, invadiu a área e chutou cruzado. A bola desviou em Pimentel e foi para fora, assustando o goleiro Cadu. Depois disso, o Cruzmaltino passou a dominar as ações da partida.
Aos 15, a primeira grande chance dos cariocas. Vinícius foi lançado por Julião na área e pegou de primeira para boa defesa de Edilson. No rebote, Marcos Dias cabeceou com o goleiro caído, mas mandou para fora, tirando tinta da trave. A equipe lamentou bastante a oportunidade perdida.
Marcos Dias era o principal nome do Vasco na primeira metade da etapa inicial. Ele criou pelo menos mais duas chances, mas os companheiros pecavam nas conclusões. Dominado, o Lagarto não conseguia sair da própria intermediária e tentava a todo custo evitar o primeiro gol adversário.
Aos 28, o Cruzmaltino carimbou a trave. Marlos cruzou da direita, Figueiredo dominou e mandou a bomba no poste. No rebote, Marcos Dias rolou para Julião, que manda por cima do gol. O Gigante da Colina ocupava cada vez mais o campo de ataque e o gol parecia apenas questão de tempo.
E foi. Aos 31, o centroavante Figueiredo avançou pelo meio, tabelou com Julião e recebeu ótima enfiada de bola pela esquerda. Ele invadiu a área e aproveitou a saída do goleiro Edilson para dar um toque de classe por cima e balançar a rede. Vantagem mais do que merecida para os cariocas.
O Cruzmaltino quase ampliou a vantagem aos 41. Em jogada muito parecida com a do primeiro gol, Marlon tabelou com Andrey e recebeu na frente, na cara do gol. No entanto, ao invés de finalizar, o meia tentou o cruzamento e a zaga cortou antes que a bola chegasse em Marcos Dias.
Logo na sequência, aos 42, o Vasco chegou ao segundo gol em cobrança de pênalti. Vinícius lançou Rodrigo, que foi derrubado na área. Na cobrança, o baixinho Vinícius mandou a bomba no canto direito, sem chances para Edilson. O jogador, que já atuou pelos profissionais, foi muito celebrado pela comissão técnica.
O primeiro tempo chegou ao fim com amplo domínio do Cruzmaltino. O placar poderia até ser mais dilatado, mas a má pontaria impossibilitou uma goleada parcial. Já o Lagarto precisaria fazer um segundo tempo completamente diferente para voltar ao jogo e reverter a derrota.
Segundo tempo
A etapa complementar começou muito movimentada, com pelo menos três chances em dois minutos. Logo de cara, o Lagarto começou na pressão e chegou perto de diminuir o placar com Ronald. A zaga afastou e, no contra-ataque, Andrey deu linda enfiada de bola para Marcos Dias, que infiltrou pelas costas da zaga e chutou na rede pelo lado de fora.
Em seguida, aos 2, quase um gol de placa histórico. O volante Pedro Kayque, do Lagarto, arriscou quase do meio-campo e por muito pouco não fez um golaço de cobertura - mas Cadu conseguiu se recuperar e espalmar para escanteio no último instante. Todos em campo aplaudiram o lance.
O Vasco respondeu na plasticidade. Aos 7, Andrey recebeu na intermediária e chutou de longe, buscando o ângulo, e tirou tinta do travessão. Confiante, o volante foi muito participativo durante toda a partida, dando ótimos passes e também arriscando bons chutes de média e longa distâncias.
Como esperado, o Lagarto passou a sair mais para o jogo e foi bem menos tímido no segundo tempo. Só nos 10 primeiros minutos a equipe do Sergipe foi mais contundente do que em toda a primeira etapa. Destaque para Pedro Kayque e Ronald, os mais lúcidos.
Apesar da reação e do jogo mais aberto, foi o Vasco quem marcou novamente. Aos 19, Marcos Dias foi lançado na linha de fundo pela direita e cruzou no meio da área. A zaga afastou parcialmente e Figueiredo, quase na linha da pequena área, acertou bonito sem pulo no ângulo para abrir 3 a 0 no placar.
Quando tudo parecia perfeito para o Cruzmaltino, o goleiro Cadu vacilou na saída de bola e errou o passe na entrada da área. Para evitar o gol, JP Galvão derrubou Alanzinho e o árbitro marcou o pênalti. No entanto, na cobrança, Felipe Codó conseguiu deslocar o goleiro mas tirou muito do gol e acabou acertando o pé da trave, desperdiçando a chance de diminuir.
Em seguida, o Vasco jogou a pá de cal. Aos 28, jogada trabalhada pelos três jogadores que haviam acabado de entrar em campo. Erick Marcus recebeu de Pimentel, tabelou com Juan, e chutou cruzado com força. A bola ainda bateu caprichosamente na trave antes de ir às redes. Goleada Cruzmaltina em São Paulo.
Com o placar construído, os cariocas apenas administravam a partida - que, naturalmente, caiu de ritmo. O técnico Igor Guerra aproveitou os minutos finais para fazer testes com diversas alterações. Ainda assim, o Vasco conseguiu ampliar para 5 a 0, aos 38 minutos. Rayan, de apenas 15 anos, mandou para o gol após assistência de Juan.
Ainda houve tempo para o Lagarto-SE achar o gol de honra. Aos 45, David fez boa jogada individual e soltou a bomba de fora da área, sem chances para Cadu. Embora tenha melhorado na segunda etapa, a equipe sergipana demonstrou fragilidade defensiva - muito bem explorada pelo Vasco.
Com a vitória por 5 a 1, o Vasco superou o saldo de gols do Ska Brasil, que derrotou o Rio Claro por 3 a 0, e assumiu a liderança do Grupo 24. Na próxima rodada, o Cruzmaltino enfrenta o derrotado do outro confronto no sábado (8), às 14h - enquanto a equipe da casa encara o Lagarto-SE, no mesmo dia, às 16h15.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!