Esportes

Vasco vence o líder Coritiba com apoio da torcida e segue sonhando com o acesso

Imagem ilustrativa da imagem Vasco vence o líder Coritiba com apoio da torcida e segue sonhando com o acesso
|  Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CRVG
Vasco e Coritiba duelaram em São Januário. Foto: Rafael Ribeiro/CRVG

O Vasco deu mais um passo pelo sonho do acesso à elite do futebol brasileiro. Neste sábado (16), o clube venceu o líder Coritiba por 2 a 1, em São Januário, com gols de Germán Cano e Nenê, em partida válida pela 30ª rodada da Série B do Brasileirão.

O Cruzmaltino foi superior durante todo o primeiro tempo e acabou premiado com o gol aos 18 minutos. Embalado pela torcida, a equipe abriu o placar quando Nenê fez o pivô e ajeitou para Gabriel Pec finalizar. O goleiro Wilson deu rebote e Cano estava no lugar certo para empurrar para a rede.

Dominando o jogo com muita intensidade, o time comandado pelo técnico Fernando Diniz quase ampliou o placar no fim da etapa inicial. Aos 42, Gabriel Pec disparou, invadiu a área e tentou a finalização. A bola sobrou novamente para Cano, mas o centroavante argentino desperdiçou ótima chance ao chutar na rede pelo lado de fora.

Logo no início do segundo tempo, um grande susto para os vascaínos. Com 10 segundos de jogo, Léo Gamalho recebeu na entrada da área e finalizou no canto, sem chances para Lucão. Um raro momento de silêncio em São Januário enquanto o líder da competição deixava tudo igual no placar.

Mas a apreensão não durou muito. Aos 3 minutos, Riquelme recebeu do lado esquerdo e chutou cruzado da intermediária. A bola cruzou a área, Cano desviou levemente e Nenê, no segundo pau, se atirou na bola para empurrar para o gol. O assistente chegou a assinalar o impedimento mas, após cinco minutos de revisão no VAR, o gol foi validado.

Mesmo com a vantagem, o Vasco seguiu pressionando e criou pelo menos duas chances de perigo antes dos 25 minutos. Forte pelas laterais, principalmente do lado esquerdo, com triangulações entre Riquelme, Nenê e Gabriel Pec, o dono da casa mantinha o domínio do confronto decisivo.

Aos 26, o Coxa respondeu à altura. Rafinha dominou pela esquerda e cruzou na segunda trave. Waguininho ajeitou de cabeça para trás e o artilheiro Léo Gamalho finalizou com uma cabeçada por cima do gol. Embora dominada, a equipe do Sul assustava nos contra-ataques em busca do gol de empate.

Depois de muita intensidade, o jogo diminuiu de ritmo na reta final quando o Cruzmaltino decidiu recuar as linhas e fechar a defesa para evitar sustos. O cansaço e a pressão da torcida também seguraram os visitantes até o apito final.

Com a vitória, o Vasco chegou a 46 pontos, saltando para a sexta posição - apenas quatro pontos atrás do Avaí, primeira equipe dentro do G4. Os catarinenses ainda jogam na rodada, enfrentando o Confiança fora de casa. Na próxima rodada, o clube carioca visita o Náutico, nos Aflitos, no próximo domingo (23).

< Ponte Rio-Niterói tem trânsito complicado na tarde deste sábado Programa Bairro Seguro, da Polícia Militar, chega a Santa Teresa <