Cidades

Programa Bairro Seguro, da Polícia Militar, chega a Santa Teresa

Imagem ilustrativa da imagem Programa Bairro Seguro, da Polícia Militar, chega a Santa Teresa
|  Foto: Rogerio Santana/GOV RJ
Governador Cláudio Castro participou do lançamento do Bairro Seguro em Santa Teresa. Foto: Rogério Santana

O Governo do Estado lançou, neste sábado (16), a trigésima base do Bairro Seguro. Desta vez, o programa da Secretaria de Polícia Militar chega a Santa Teresa, na região central da capital. Ao todo, 30 policiais militares vão patrulhar o bairro durante 24 horas.

- Programas como o Bairro Seguro têm ajudado a diminuir sensivelmente as manchas criminais onde atuam. Isso auxilia não só a população, como o comércio e os empreendedores da localidade. São estes homens e mulheres que têm trabalhado duramente para que a sensação de segurança aumente em todo o estado, o que fomenta o crescimento econômico - afirmou o governador Cláudio Castro.

Na ocasião, Castro encontrou com o presidente da associação de moradores de Santa Teresa, Paulo Saad, que reivindicou o retorno na linha Paula Mattos do bonde. A comissão de moradores participará de reunião com representantes do governo no Palácio Guanabara.

- Conheço a situação dos bondes do bairro e é preciso melhorar a vida do cidadão, seja ele da capital ou do interior - completou o governador.

Três bases fixas em Santa Teresa

O Bairro Seguro Santa Teresa terá cinco viaturas e três bases fixas: no Largo do Guimarães, no Largo do Franca e na Rua Professor Mauriti Santos. Com a inauguração, o Bairro Seguro passa a patrulhar 30 localidades.

- O diferencial do Bairro Seguro Santa Teresa é que, além do patrulhamento 24 horas, os agentes também atenderão às demandas do serviço 190 para a região - disse o secretário da Polícia Militar, o coronel Luiz Henrique Pires Marinho.

Moradores elogiam a iniciativa

Além dos cerca de 50 mil moradores, o bairro é visitado diariamente por turistas nacionais e estrangeiros, atraídos pela arquitetura local, bares, restaurantes, museus e demais espaços culturais e artísticos.

A partir deste sábado, uma equipe de policiais militares capacitados estará à disposição para ouvir as demandas de moradores,  comerciantes  e turistas.

- Era uma iniciativa esperada pelo bairro, que atrai turistas e abriga moradores de décadas. Santa Teresa tem uma geografia complexa, com muitas entradas e saídas, e ficou com o estigma de ser uma localidade insegura. O Bairro Seguro vai ajudar a acabar com este conceito e atrair ainda mais pessoas - Lili Cajaeger, presidente da associação de comerciantes de Santa Teresa (AME SANTA)

O programa

Com um formato inovador e com o conceito de polícia de proximidade, o programa Bairro Seguro foi lançado em junho deste ano. Com equipes mobilizadas 24 horas por dia, o projeto atende atualmente a 29 bairros e localidades da capital e do município de Maricá, com o emprego de 406 policiais militares capacitados com treinamento específico e 87 viaturas caracterizadas com a logomarca do programa.

< Vasco vence o líder Coritiba com apoio da torcida e segue sonhando com o acesso DC anuncia filmes, séries e jogos em evento virtual. Confira as novidades! <