Série B

Vasco vence o Londrina fora de casa e assume a vice-liderança

Gol de Raniel deu a vitória ao Cruzmaltino no Estádio do Café

Raniel fez o gol do jogo no Estádio do Café, em Londrina
Raniel fez o gol do jogo no Estádio do Café, em Londrina |  Foto: Daniel Ramalho/CRVG
 

Segue a invencibilidade cruzmaltina. O Vasco derrotou o Londrina por 1 a 0 neste sábado (18), no Estádio do Café, no Paraná, e roubou a segunda colocação do Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro. Com gol de Raniel, o confronto foi válido pela 13ª rodada da competição.

Nos primeiros 10 minutos, os visitantes tiveram ligeira superioridade e conseguiram boa chance logo aos seis, quando Nenê lançou Getúlio pela direita. O centroavante invadiu a área, avançou e chutou, mas pegou mal na bola e mandou à esquerda da meta do goleiro Matheus Nogueira.

Dominando a posse de bola e com apoio vindo das arquibancadas mesmo jogando no Paraná, o Vasco atuava como se estivesse em casa. O Londrina buscava equilibrar as ações, mas não conseguia povoar o campo de ataque e chegar com perigo no último terço.

A primeira chegada dos paranaenses foi justamente em um contra-ataque nas costas do Vasco aos 16. Caprini abriu na direita e Samuel Santos botou na área. Douglas Coutinho ajeitou para trás e Mirandinha soltou o pé, mandando por cima do gol de Thiago Rodrigues e tirando tinta do travessão.

Aos 19, o Londrina criou mais uma grande oportunidade em mais um erro cruzmaltino - agora na saída de bola. A defesa se enrolou na bola e deu na fogueira para Anderson Conceição, que cabeceou nos pés do ataque londrinense. A bola chegou para Douglas Coutinho, que avançou até a entrada da área e finalizou para grande defesa de Thiago.

Mesmo que ainda dominasse a posse de bola, o time carioca passou a errar muito nos passes e passou a sofrer constantemente com os contragolpes. Seguindo orientações de Adílson Batista, o Londrina recuou as linhas e fechou os espaços, forçando tomadas erradas nas decisões dos visitantes.

O Cruzmaltino enfim conseguiu encaixar boa troca de passes. Nenê recebeu na direita e deu de letra para Gabriel Pec - que tocou de calcanhar para Gabriel Dias. O lateral doi na linha de fundo e cruzou na área, mas Getúlio, desequilibrado e pressionado pela marcação, mandou de primeira, chutando para fora.

O jogo caiu de ritmo a partir dos 30 minutos. O Vasco administrou melhor a posse de bola, enquanto o Londrina parou de pressionar na zona intermediária - resultando em menos velocidade e também menos chances de gols. O Cruzmaltino rodava a bola no sistema defensivo, mas não conseguia penetrar no campo de ataque.

O Vasco voltou a ameaçar aos 41. Andrey Santos recebeu na ponta esquerda e conseguiu bom drible sobre a marcação. Ele invadiu a área, mas na hora do cruzamento acabou mandando em cima do goleiro Matheus Nogueira. A tentativa era rolar para o centroavante Getúlio, que esperava livre dentro da pequena área.

Nos últimos movimentos do primeiro tempo, o lateral-direito Gabriel Dias sentiu uma tendinite patelar no joelho direito e foi substituído por Weverton. No último lance, aos 48, Samuel Santos foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para a entrada da área. O volante Jhonny Lucas soltou a bomba e carimbou o travessão com violência, quase colocando na gaveta.

A etapa inicial chegou ao fim em ritmo mais lento e sem balançar as redes, deixando mais emoções reservadas para depois do intervalo.

Segundo tempo

O Vasco voltou arrasador para a etapa complementar. Logo no primeiro minuto, Nenê rolou para Weverton, que soltou a bomba para boa defesa de Matheus Nogueira. O Londrina voltou dos vestiários batendo cabeça e dando espaços demais nos arredores da grande área.

Na segunda chance, aos 3, o primeiro gol da partida. Após cruzamento de Edimar da esquerda, Nenê desviou fraco e Matheus foi no canto para buscar - mas acabou espalmando nos pés de Raniel, substituto de Getúlio no intervalo, que escorou para dentro. A blitz inicial deu certo e concedeu a vantagem no placar para os cariocas.

O Cruzmaltino seguia atacando com muita amplitude, explorando as subidas dos laterais Weverton e Edimar - e também a participação dos pontas Gabriel Pec e Figueiredo. Mesmo com a vantagem, os cariocas seguiam no domínio do confronto e criavam as melhores oportunidades.

O jogo ficou mais pegado, com os donos da casa tentando forçar avanços no campo de ataque e o Vasco tentando acelerar os contragolpes. Consequentemente, aumentou o número de faltas e também as aplicações e ameaças de cartões. 

O empate quase saiu aos 28. Em bola lançada em profundidade, o goleiro Thiago Rodrigues tentou afastar com o pé direito e chutou em cima do atacante Matheus Lucas. A bola foi em direção ao gol e saiu pela linha de fundo, muito próxima da baliza vascaína, assustando os defensores e tirando um suspiro das arquibancadas.

O Cruzmaltino recuou perigosamente e exigiu mudanças para renovar o gás. Aos 30, Matheus Barbosa e Zé Gabriel renderam Yuri Lara e Gabriel Pec. O Londrina já atuava com três centroavantes e forçaria o jogo através da bola aérea, já que não conseguia chegar com a bola no chão.

Aos 33, Caprini recebeu na esquerda e chutou cruzado. A bola rasteira cruzou toda a extensão da área e o atacante Salatiel se jogou na bola, mas não conseguiu alcançar. Adilson Batista respondeu fazendo três alterações, colocando Felipe Vieira, Gabriel Honório e Jean Henrique nos lugares de Eltinho, Douglas Coutinho e Mandaca.

O Londrina rodava a bola, mas não conseguia furar o ferrolho montado pelo sistema defensivo dos visitantes. O time paranaense errava muitos passes e cruzamento, facilitando os cortes da zaga vascaína. Nos 10 minutos finais, o jogo virou um ataque contra defesa - mas com pouca efetividade.

Após trama ofensiva aos 45, na última tentativa londrinense, Jhonny Lucas recebeu na esquerda e cruzou para Samuel, livre no segundo pau. Ele subiu sozinho e cabeceou fraco, nas mãos do goleiro Thiago Rodrigues. Mesmo com seis minutos de acréscimo, o Londrina não conseguiu buscar o empate e perdeu em casa pela primeira vez no campeonato.

Com a vitória, o Vasco saltou para 27 pontos e ultrapassou o Bahia, assumindo a segunda colocação. O líder Cruzeiro, que já venceu na rodada, soma 31. O próximo desafio cruzmaltino é na sexta-feira (24), diante do Operário-PR, em São Januário, às 19h. 

< Varíola dos macacos: monitorados no Rio seguem assintomáticos Botafogo divulga relacionados com vários desfalques para ir ao Sul <