Mercado da bola
Veja quem chega e quem sai dos clubes cariocas no futebol
ENFOCO mostra detalhes das movimentações
O mercado da bola segue agitado no futebol carioca. Com o fim dos campeonatos, os clubes começam a se movimentar para reforçar o elenco para as disputas desta temporada de 2025. Sendo assim, o ENFOCO mostra os detalhes da movimentação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na busca por jogadores.
Botafogo
Atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem jogadores valorizados no mercado e vem recebendo diversas sondagens e propostas, principalmente pelos seus principais jogadores.
A principal perda ficou por conta da possível saída do técnico Artur Jorge. O português escreveu seu nome na história do clube com os títulos, mas agora ele está negociando sua saída para o Al-Rayyan, do Catar. Com a provável saída, o Botafogo negocia com o treinador André Jardine, multicampeão pelo América do México.
Atletas experientes e que não renovaram os seus respectivos contratos se despediram do clube. São os casos de Tchê-Tchê, Marçal, Eduardo, Óscar Romero, Pablo, Adryelson e Gatito. Além disso, o Alvinegro também vai perder Thiago Almada, que está a caminho do Lyon, da França, e o lateral-direito Rafael, que se aposentou.
Outro que pode estar de saída é o camisa 7, Luiz Henrique. O atacante foi um dos principais jogadores da temporada, levando o prêmio de craque do Brasileirão e da Libertadores.
Enquanto isso, o clube também está negociando com alguns jogadores para repor o elenco. Até o momento, o Botafogo tenta a contratação do atacante Bitello, que está no Zenit, Almirón, do Newcastle; o meio-campista argentino Iker Muniain, do San Lorenzo; o lateral-esquerdo Luan Cândido, do Red Bull Bragantino; o zagueiro Jair, do Santos, e o volante Marlon Gomes, ex-Vasco e atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Flamengo
Com um elenco praticamente formado, o Flamengo deve ir ao mercado para fazer reforços pontuais. O Rubro-Negro ainda não anunciou ninguém, mas está negociando com alguns jogadores, alguns deles em sigilo.
Até o momento, as saídas confirmadas são do atacante e ídolo Gabigol, que foi anunciado no Cruzeiro, e do zagueiro experiente David Luiz. Além disso, o clube ainda pode perder os zagueiros Léo Pereira, que está na mira do Boca Juniors, da Argentina, e Fabrício Bruno, que recebeu uma proposta nesta quintade R$ 31,8 milhões do Cruzeiro, por 50% dos direitos econômicos do jogador.
O novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Batista, o Bap, afirmou que o clube tenta a contratação do Roger Guedes, que atualmente está no Al-Rayyan, do Catar. Sonho antigo do clube, o atacante é considerado uma negociação difícil pelos altos valores envolvidos.
Além disso, o Rubro-Negro fez contato pelo o atacante de Burkina Faso, Lassina Traoré, que atua no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No entanto, suas condições físicas preocupa a diretoria.
Fluminense
O Fluminense foi o time carioca que mais movimentou o mercado da bola até o momento. O Tricolor já anunciou quatro contratações. São elas: o volante Hércules, vindo do Fortaleza; o zagueiro Juan Freytes, do Alianza Lima e os atacantes Paulo Baya, que se destacou no Goiás na temporada passada e o jovem Joaquín Lavega, do River Plate do Uruguai. Além disso, o técnico Mano Menezes renovou seu contrato e vai ficar no comando do clube por mais um ano.
O clube também ainda tenta as negociações do volante Zé Rafael, do Palmeiras; Marçal, que está livre no mercado após não renovar com o Botafogo, e o atacante Cannobio, do Athletico-PR.
No entanto, o Fluminense também sofreu algumas perdas para essa temporada. Até o momento, sete jogadores estão de saída. O atacante Marquinhos não teve o vínculo renovado, o goleiro Felipe Alves se despede após ser pouco aproveitado, Felipe Melo teve seu contrato encerrado no final de 2024, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa acertou sua transferência para o Fortaleza, o volante Gabriel Pires rescindiu e foi para o Panserraikos, da Grécia, Jan Lacumí não terá a opção de compra exercida, e a joia John Kennedy está negociando com o Pachuca, do México.
Vasco
Após se classificar para a Sul-Americana de 2025, o Vasco mira reforçar ainda mais o elenco em busca de um título internacional na temporada. Até o momento, o Cruzmaltino acerto a chegada do técnico Fábio Carille, que subiu com o Santos, e encaminhou as contratações dos zagueiros Lucas Freitas, do Juventude, e Lucas Oliveira, do Cruzeiro, o volante Tchê Tchê, que saiu do Botafogo, o goleiro Daniel Fuzato.
Alguns jogadores que estão de saída do Cruzmaltino são o zagueiro Léo, que acertou a transferência para o Athletico-PR, Maico, que negocia com o Coritiba, além de jogadores que encerraram o contrato, como os caso de Rojas, Galdames e Rossi. Além disso, Barros e Figueiredo foram emprestados para o América-MG.
No entanto, a maior expectativa do torcedor vascaíno é em relação a SAF do clube.Desde a saída da 777 Partners, o presidente Pedrinho segue negociando com novos investidores interessados em comprar o Cruzmaltino.
A negociação mais avançada é com o empresário grego Evangelos Marinakis, de 57 anos. Ele é dono da Capital Maritime Group, que tem o patrimônio avaliado em 3,7 bilhões de dólares (R$ 22 bilhões na cotação atual), segundo a "Forbes", e gerencia os clubes Olympiacos, da Grécia, Nottingham Forest, da Inglaterra, e Rio Ave, de Portugal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!