Admiravél

Vini Jr. fala de seu projeto social durante premiação na França

Jogador de São Gonçalo ganhou o 'Prêmio Sócrates'

Jogador recebeu prêmio por contribuições do 'Instituto Vini Jr.' em São Gonçalo
Jogador recebeu prêmio por contribuições do 'Instituto Vini Jr.' em São Gonçalo |  Foto: Reprodução/ESPN

Além de sua classificação na Bola de Ouro, Vinícius Júnior também foi condecorado com o ''Prêmio Sócrates'' nesta segunda-feira (30), na cerimônia realizada no Théâtre du Chatelet, em Paris, na França. Este prêmio, criado pela revista ''France Football'' no ano passado, visa reconhecer as ações sociais realizadas por jogadores.

O atacante brasileiro foi honrado por suas contribuições por meio de seu "Instituto Vini Jr", em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, que ajuda crianças e jovens da região, e sua significativa luta contra o racismo no futebol espanhol.

Leia+: Vini Jr joga bola e tira fotos com estudantes em São Gonçalo

Leia+: Vini Jr.: das quadras da escola onde estudou em SG para o mundo

“Estou muito feliz de receber esse prêmio. Poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, é muito improvável chegar aqui. É um sonho e é muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, agradeceu Vini Jr.

Desde sua fundação em 2020, o Instituto Vini Jr., liderado por Vini Jr., tem como objetivo utilizar o futebol como uma ferramenta inovadora no processo de educação de crianças e adolescentes, colaborando com escolas públicas no Brasil. Além disso, uma das principais diretrizes do instituto é a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.

“Estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar por ele, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez ter que vir falar sobre racismo. Gosto de falar sobre futebol, grandes jogadores que estão aqui. Mas quero pedir a força de vocês para que as crianças que virão possam sofrer cada vez menos”, disse o atacante.

Bola de Ouro

Após não ser incluído na lista da FIFA, o atacante Vini Jr. foi nomeado também nesta segunda como o sexto melhor jogador do mundo pela revista France Football, durante a cerimônia da Bola de Ouro. Em uma votação envolvendo jornalistas, treinadores e capitães de seleções, Vini ficou atrás de Rodri, De Bruyne, Mbappé, Haaland e Messi.

Vini Jr., uma das principais figuras técnicas do Real Madrid, teve um desempenho notável na última temporada europeia, que serviu como base para a votação. Em 55 partidas pelo Real Madrid, ele marcou 23 gols e proporcionou 19 assistências. Além disso, o atacante foi titular da seleção brasileira durante a Copa do Mundo do Catar, onde atuou em quatro jogos, marcando um gol e fornecendo duas assistências.

< Neymar ignora repouso e faz festa com mulheres no Rio Torcedores argentinos são agredidos por tricolores em Copacabana <