Professora Gab Jardim - Provas e Estudos

10 dicas para o 1000 na redação do Enem 2019

Provas acontecem neste final de semana. Foto: Divulgação

1 - Comece pela Redação

A prova de redação exige esforço físico e mental, além de demandar tempo significativo para ser transcrita ao cartão-resposta. Ademais, é a única prova do ENEM que garante a possibilidade de se atingir a pontuação máxima. Por essas razões, inicie o seu domingo desenvolvendo a dissertação argumentativa.

2 - Leia ATENTAMENTE a proposta temática!

A proposta de redação é composta por uma série de palavras-chave que te ajudarão a não tangenciar o tema e a interpretar com mais eficiência o que a banca deseja que você discorra em sua produção textual. Então, não faça uma leitura superficial que possa colocar em risco a qualidade da sua escrita.

3 - Produza o BRAINSTORM!

A “tempestade de ideias” acontece sempre que estamos atentos aos acontecimentos que nos cercam. Durante a análise inicial do tema, é importante registrar pensamentos, exemplos, repertórios e estratégias que vierem à mente, a fim de não se esquecer de nenhuma boa ideia que apareça. É preferível sobrar informações em seu rascunho a não ter o que colocar em sua produção.

4 - Leia os textos motivadores!

Antes de conferir o conteúdo da coletânea, é crucial que você pense sobre a proposta de redação, todavia, não se pode negligenciar os textos que compõem o tema. Eles te ajudarão a nortear as ideias, com a finalidade de evitar a fuga, seja parcial ou total, da temática exigida para a construção da dissertação.

5 - Produza uma introdução ABRE-ALAS!

Se você deseja conquistar o corretor desde o início do texto, invista em uma introdução bem formulada. Evite construções clichês e prefira contextualizações que abordem assuntos como filmes e séries. Não deixe, inclusive, de cumprir todas as etapas desse parágrafo:

- Contextualização do tema;

- Problematização no Brasil contemporâneo;

- Abordagem da tese;

- Enumeração dos argumentos.

6 - Construa um desenvolvimento CONVINCENTE!

Os parágrafos de desenvolvimento são a parte argumentativa da sua dissertação. Por essa razão, é necessário explorar estratégias que tornem suas ideias consistentes, assim como é imperioso que você invista em repertórios socioculturais para garantir os pontos de interdisciplinaridade da competência 2. Siga as etapas:

- Produção do tópico frasal;

- Justificativa da ideia oferecida;

- Uso de recursos argumentativos, como citações, dados estatísticos, alusões históricas e culturais;

- Relação do repertório sociocultural com a ideia;

- Finalização do raciocínio.

7 - Formule uma conclusão que ELEVE AS EXPECTATIVAS do corretor!

O último parágrafo do texto é tão importante quanto o primeiro, já que será a última memória do corretor acerca da sua produção. Desse modo, respeite as funções exigidas para essa parte da dissertação e desenvolva uma intervenção ELABORADA:

- Retomada da tese;

- Proposta de intervenção: AGENTE/ AÇÃO/ MEIO OU MODO/ FINALIDADE/ DETALHAMENTO;

- Reflexão final que dialogue com alguma parte da produção textual.

8 - A COESÃO TEXTUAL é um catalisador para uma nota de sucesso!

Os recursos coesivos são a garantia da coerência de sua redação. Sob esse viés, explore conectores variados e fique atento aos valores semânticos que eles possuem, visando à garantia do significado da sua dissertação argumentativa.

9 - Permita-se esvaziar a cabeça das ideias usadas na redação!

Uma vez terminado o rascunho, faça questões de outras provas, com o objetivo de “arejar” a mente. Muitas vezes, não somos capazes de traduzir em escrita as ideias que queremos expressar e isso só se faz perceptível quando os pensamentos usados para a confecção da produção não estão mais tão vívidos em nosso consciente. Então, distraia-se com as provas de humanas e linguagens por alguns minutos.

10 - É hora de colocar no papel o seu 1000!

É chegado o momento de passar a sua redação a limpo e essa hora exige cautela. Atenção para não cometer erros de pular linhas escritas no rascunho ou precisar rasurar a sua dissertação. Cada linha é preciosa e, se você, assim como eu, deseja o seu 1000 no ENEM, calma e concentração serão seus cúmplices agora. Feito isso, é só esperar a tão sonhada nota e aprovação chegarem de presente!

Gab Jardim é professora com formações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e dá dicas para potencializar os estudos.

< Reforço na frota de Transporte Público de Maricá Banhistas em risco nas praias de Niterói <