Brasil & Mundo

Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca
|  Foto: Pedro Conforte
Foto; Pedro Conforte/Plantão Enfoco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerra, nesta sexta-feira (11), a inspeção presencial iniciada no último dia 7 na empresa chinesa Wuxi Biologics, responsável pela fabricação de insumos ativos biológicos usados pela Fiocruz para a produção da vacina AstraZeneca/Oxford.

A expectativa é de que a certificação ocorra em janeiro. A partir de agora, os inspetores designados pela Anvisa enviados à China para verificar se a empresa tem adotado práticas adequadas para a fabricação dos insumos aguardam manifestação da Wuxi Biologics, em resposta a algumas informações adicionais decorrentes da inspeção, para emitirem o relatório. A partir desse momento, o processo de certificação será concluído.

Em nota, a Anvisa informou que a previsão é de que a certificação em boas práticas de fabricação ocorra entre a primeira e segunda semanas de janeiro.

A Anvisa aprovou, nesta quinta-feira (10), por meio de deliberação de sua Diretoria Colegiada, a resolução que “abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra covid 19”.

A decisão oficializa o pedido de uso emergencial de vacina anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa.

< Mariano é o 13º eliminado em 'A Fazenda' Multa de trânsito teria causado confusão no camelódromo <